Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Jacqueline Vasconcelos da
Orientador
Bido, Diógenes de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Godoy, Arilda Schmidt
Lacombe, Beatriz Maria Braga
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e analisar o que os profissionais brasileiros e estrangeiros, que foram transferidos a trabalho para outro país, e que já retornaram ao seu país de origem, entendem como aprendizagem resultante da experiência da expatriação. Pretendeu-se conhecer em quais situações este aprendizado ocorreu para o indivíduo, e se este aprendizado foi absorvido pela organização. O estudo apoiou-se nas perspectivas psicológicas aplicadas aos estudos de aprendizagem nas organizações, nos estudos sobre aprendizagem informal dentro de instituições, e, sobretudo, nos estudos de aprendizagem de adultos a partir da abordagem da aprendizagem transformadora proposta por Jack Mezirow (1991). Foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico com dez participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação, e foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram que a experiência da expatriação desencadeia processos de aprendizagem transformadora por intermédio de mudanças de pontos de vistas e de pressupostos do indivíduo. Foram constatados ainda processos de aprendizagem informal e exemplos da ligação entre processos de aprendizagem individual e aprendizagem organizacional.
Descrição
Palavras-chave
expatriação , aprendizagem do indivíduo , aprendizagem organizacional , aprendizagem transformadora , aprendizagem informal , expatriation , individual learning , organizational learning , transformative learning , informal learning
Assuntos Scopus
Citação