Mestres e seus aprendizes: um estudo de caso sobre a aprendizagem individual de operários da área de produção de uma indústria química
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-08-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Fonseca, Sérgio Ademar
Orientador
Godoy, Arilda Schmidt
Título da Revista
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Membros da banca
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este trabalho teve por objetivo estudar a aprendizagem individual nas organizações, buscando compreender como se dá o processo de aprendizagem das atividades operacionais na trajetória profissional dos operários na empresa pesquisada? O objetivo geral estabelecido foi o de compreender o processo de aprendizagem de um grupo de
operários no exercício de suas atividades na área de produção de uma empresa química. Como objetivos específicos, foram definidos primeiramente descrever os processos de formação
profissional adotados pela empresa desde a admissão do empregado até a sua promoção ao nível de supervisão, depois compreender como ocorre a aprendizagem a partir do ponto de
vista dos indivíduos submetidos aos processos acima mencionados e finalmente identificar as experiências de aprendizagem vivenciadas na área produtiva que contribuem para a trajetória do indivíduo até o nível de supervisão de turnos de trabalho. Para que estes objetivos pudessem ser atingidos, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, a qual se justificou em função do foco de interesse estar voltado para a descrição e o entendimento do
processo de aprendizagem e de desenvolvimento de um grupo de trabalhadores. Buscou-se alcançar este entendimento a partir da análise dos processos de formação a que estes
trabalhadores estão envolvidos, a partir de suas falas, da análise da documentação e dos programas de formação adotados pela empresa. Os participantes da pesquisa, num total de quinze, são membros de um grupo, dentro de uma área específica de produção de uma empresa do ramo químico. Os resultados da pesquisa indicam que as aprendizagens ocorrem a partir da interação dos aprendizes por meio de componentes individuais, que envolvem a
presença de propulsores e geradores de novas aprendizagens, em conjunto com o ambiente e os mundos sociais (STRAUSS, 2006; ELKJAER, 2004; 2008) por meio da participação dos
operários nos processos e trocas presentes no ambiente produtivo. Os principais autores que nortearam as buscas no campo e as análises dos achados são: Malcom Knowles (1980) no que diz respeito à Andragogia, Knud Illeris (2004), em relação à aprendizagem de adultos no local de trabalho, David Kolb (1984), em questões relacionadas à aprendizagem experiencial, Donald Alan Schön (2007) em relação ao conhecer-na-ação, a reflexão-na-ação e a importância da reflexão para a prática profissional e Bente Elkjaer (2001; 2004) para a teoria social da aprendizagem nas organizações.
Descrição
Palavras-chave
andragogia , aprendizagem individual nas organizações , aprendizagem no local de trabalho , andragogy , individual learning at organizations , learning at workplace
Assuntos Scopus
Citação
FONSECA, Sérgio Ademar. Mestres e seus aprendizes: um estudo de caso sobre a aprendizagem individual de operários da área de produção de uma indústria química. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.