Reputação corporativa e desempenho financeiro: uma análise do contexto brasileiro
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-09-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Artoni, Fabio Luizari
Orientador
Brito, Eliane Pereira Zamith
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Kayo, Eduardo Kazuo
Vasconcelos, Flávio Carvalho de
Vasconcelos, Flávio Carvalho de
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O conceito de reputação corporativa é muitas vezes utilizado na representação de um grupo de ativos intangíveis dentre os quais estão: a marca da empresa, a qualidade de seus produtos, a motivação e conhecimento de seus funcionários e a carteira de clientes. Nota-se, por meio da revisão da literatura sobre reputação corporativa, que há distintas visões sobre o construto de reputação e constata-se que não há consenso sobre sua definição ou sobre sua forma de mensuração, embora suas linhas de pesquisa reforcem o caráter longitudinal do construto e a necessidade de seu gerenciamento cuidadoso por parte da empresa visto a existência de muitos estudos apontando a possível interferência dela no desempenho financeiro. Este trabalho busca compreender se há influência da reputação no desempenho financeiro das empresas. A opção metodológica realizada para este estudo foi a utilização da teoria de expectativas sociais para definição de reputação corporativa e sua mensuração por meio da pesquisa realizada pela CartaCapital/InterScience, As empresas mais admiradas do Brasil , por apresentar avaliação de atributos equivalentes aos reportados pela teoria. A escolha foi ponderada pela intenção de avaliar dados históricos que corroborassem com a característica longitudinal do construto. Os dados extraídos foram referentes a empresas de 39 setores, com operação no Brasil. No que se refere à mensuração de desempenho financeiro, utilizou-se como medida de desempenho financeiro o retorno sobre ativos, obtidos por meio da base Economática e da publicação Balanço Anual da Gazeta Mercantil.
Analisaram-se os dados sob a perspectiva multinível que, quando comparada às técnicas estatísticas tradicionais, mostra-se mais complexa e completa por considerar a hierarquia dos dados. Com esta análise, identificou-se uma importante influência da variável reputação no desempenho financeiro das empresas. O ganho de uma posição no ranking de reputação da CartaCapital apresentou melhora de 0,24 pontos percentuais no desempenho anual da empresa, o que é significativo e demanda que as empresas considerem ambas as variáveis, reputação e desempenho, na gestão de seus ativos. Quando pondera-se o fato de que apenas constam nesta amostra as empresas de melhor desempenho nos seus setores, recorte realizado pela CartaCapital, este resultado torna-se ainda mais expressivo. O uso de dados secundários refletem uma limitação do estudo, a partir de onde sugere-se, para estudos futuros, a utilização de uma amostra mais ampla de stakeholders mantendo a característica longitudinal de análise.
Descrição
Palavras-chave
reputação corporativa , ativos intangíveis , desempenho financeiro , análise multinível , corporate reputation , intangible assets , financial performance , multilevel analysis
Assuntos Scopus
Citação
ARTONI, Fabio Luizari. Reputação corporativa e desempenho financeiro: uma análise do contexto brasileiro. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.