Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Camila Maximiano dos
Orientador
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.
Descrição
Palavras-chave
valores relativos à competição organizacional , stakeholders , pequenas empresas , values related to organizational competition , stakeholders , small businesses
Assuntos Scopus
Citação