Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-08-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Deo, Elisangela
Orientador
Bido, Diógenes de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ferreira, Jorge Flavio
Silva, Dirceu da
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem informal , estratégias de aprendizagem informal , competências , média gerência , métodos mistos , formal learning , informal learning strategies , skills , middle managers , mixed methods
Assuntos Scopus
Citação
DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.