Aprendizagem de coordenadores de curso em instituições de ensino superior privadas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2012-03-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Fontana, Cristiane Gomes de Carvalho
Orientador
Bido, Diógenes de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Curado, Isabela Baleeiro
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de coordenadores de cursos de graduação em Administração inseridos em Instituições de Ensino Superior Privadas. Procurou-se identificar e interpretar as principais dimensões da ação desse profissional e comparar seu processo de aprendizagem em diferentes ambientes universidades e faculdades. O estudo apoiou-se, sobretudo, nas discussões sobre a aprendizagem formal e informal e a aprendizagem que ocorre no trabalho. Na revisão da literatura foram apresentados o cenário das instituições de ensino superior no Brasil procurando contextualizá-las e as discussões sobre as dimensões da ação do coordenador de curso. Foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico com oito coordenadores de cursos de graduação em Administração. A estratégia fundamental utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, no entanto, a observação informal dos locais de trabalho e a consulta aos sites das instituições envolvidas também complementaram as análises. Os resultados mostram que os coordenadores aprendem a dimensão do trabalho coletivo, dimensão política, dimensão técnica e dimensão crítico-reflexiva, principalmente, por meio de práticas informais, destacando-se as interações que ocorrem nas instituições, as experiências obtidas no decorrer da carreira profissional e no exercício de seu trabalho. Constatou-se ainda que os diferentes ambientes (Universidade x Faculdade) influenciam o que (conteúdo) e como (processo) aprendem. O pouco patrocínio a programas de capacitação e a sobrecarga de trabalho foram alguns dos fatores identificados e considerados obstáculos no processo de aprendizagem desses coordenadores.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem no trabalho , aprendizagem formal e informal , coordenadores do curso de Administração , instituições de ensino superior privadas , learning at work , formal and informal learning , associate deans of Administration courses , private institutions of tertiary education
Assuntos Scopus
Citação
FONTANA, Cristiane Gomes de Carvalho. Aprendizagem de coordenadores de curso em instituições de ensino superior privadas. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.