A formação de alianças estratégicas no Brasil e a criação de valor para as empresas participantes
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira Neto, Luis Elesbão de
Orientador
Kayo, Eduardo Kazuo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Barros, Lucas Ayres Barreira de Campos
Securato, José Roberto
Securato, José Roberto
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Nos anos recentes, as alianças estratégicas têm sido cada vez mais utilizadas como alternativas à integração vertical das empresas. Dando continuidade a uma linha de investigação que teve início em meados da década de 1980 com o artigo clássico de McConnell e Nantell (1985), este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto dos anúncios de
formação de alianças estratégicas, em todas as suas diversas formas, sobre os preços das ações das empresas participantes das alianças. A partir de uma amostra constituída por 147 anúncios de formação de alianças estratégicas, publicados no período de 1996 a 2006, envolvendo 48 empresas de diferentes setores, desenvolveu-se estudo de evento apoiado no eixo teórico da Hipótese da Eficiência de Mercado, postulada por Fama (1970). Os resultados obtidos a partir da amostra total sugerem que o mercado brasileiro de capitais reage positivamente a anúncios
de formação de alianças e de maneira bastante consistente com a suposição de eficiência de mercado, apresentando resultados estatisticamente significantes para uma janela do evento de dois dias. Os resultados obtidos a partir das segmentações da amostra também sugerem significativos indícios de que as joint ventures são percebidas pelos investidores como formas de associação que possuem maior potencial de agregação de valor para as empresas, quando
comparadas às outras formas de alianças.
Descrição
Palavras-chave
alianças estratégicas , estudo de evento , criação de valor , strategic alliance , event study , value creation
Assuntos Scopus
Citação
OLIVEIRA NETO, Luis Elesbão de. A formação de alianças estratégicas no Brasil e a criação de valor para as empresas participantes. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.