Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee
item.page.type
Dissertação
Date
2007-03-05
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Costa, Lucimara Amorim da
publication.page.advisor
Antonello, Cláudia Simone
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Godoy, Arilda Schmidt
Boff, Luiz Henrique
Boff, Luiz Henrique
publication.page.program
Administração de Empresas
Abstract
Este estudo objetiva compreender como elementos do ambiente organizacional influenciam a aprendizagem dos indivíduos. A investigação, de natureza qualitativa, teve por sujeitos, doze indivíduos que atuam na área financeira e participam ou participaram do programa de trainee conhecido como FMP (Finance Management Program) da empresa General Electric do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e no processo analítico foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo indicam que as políticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento contínuo dos indivíduos com ênfase no autodesenvolvimento influenciam o processo de aprendizagem dos sujeitos. Além disso, uma cultura que incentiva a questão de melhoria e a formação de líderes voltados para a aprendizagem, aliada a uma estrutura organizacional que oportuniza a comunicação e o trabalho em equipe podem contribuir para facilitar o processo de aprendizagem dos indivíduos nas organizações. Os resultados também sugerem uma dupla importância do papel da dimensão tempo, enquanto elemento crítico e facilitador, no fenômeno em estudo.
Description
Keywords
aprendizagem , ambiente organizacional , cultura , líderes , learning , organizational environment , culture , leaders
item.page.scopussubject
Citation
COSTA, Lucimara Amorim da. Elementos do ambiente organizacional que influenciam o processo de aprendizagem dos indivíduos: um estudo acerca de um programa de trainee. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.