Um modelo de credit scoring para microcrédito: uma inovação no mercado brasileiro
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Siqueira, Vânia Rosatti de
Orientador
Kimura, Herbert
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Basso, Leonardo Fernando Cruz
Lima, Fabiano Guasti
Lima, Fabiano Guasti
Programa
Administração de Empresas
Resumo
As experiências do Grameen Bank com operações de microcrédito têm sido reproduzidas em vários países, principalmente as relacionadas com as duas grandes inovações
neste mercado: o papel do agente de crédito e o mecanismo de grupo solidário. A massificação das operações e a redução de custos tornam-se imprescindíveis para que haja economia de escala e maior apetite para as IMFs ampliarem sua atuação neste mercado. Neste cenário, a implantação de modelos de credit scoring será a próxima inovação do microcrédito e proporcionará agilidade, redução de riscos e, conseqüentemente, redução dos custos. Com base em informações históricas de operações de microcrédito foi elaborado um modelo de crédito. Foram identificadas variáveis chave que permitem distinguir os bons e maus pagadores. Os resultados mostram que, acoplando-se técnicas de linguagem de máquina bagging e boosting aos métodos tradicionais de análise de crédito análise discriminante e regressão logística , obtém-se melhora na performance dos modelos de credit scoring para microcrédito.
Descrição
Palavras-chave
microcrédito , credit scoring , inovação , bagging , boosting , microcredit , credit scoring , innovation , bagging , boosting