Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-01-27
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pedro, Maurício da Silva
Orientador
Godoy, Arilda Schmidt
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Bido, Diógenes de Souza
Oliva, Eduardo de Camargo
Oliva, Eduardo de Camargo
Programa
Administração de Empresas
Resumo
O contexto global e competitivo faz com que as organizações tenham a expectativa de que a aprendizagem e a criação de conhecimento aconteçam de maneira contínua e que os trabalhadores compartilhem o que sabem com seus pares, no grupo e por toda a organização. Nesse sentido, a aprendizagem informal que está integrada ao cotidiano das pessoas no trabalho, ganha importância no âmbito organizacional e acadêmico. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciam a aprendizagem informal de uma equipe de vendas. A pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa e a coleta dos dados foi
realizada através de questionário eletrônico. Os resultados indicam que as pessoas utilizam a aprendizagem informal quando buscam aprender alguma coisa nova no ambiente de trabalho. Revelam que os fatores ambientais (inibidores) não estão impactando o engajamento dessa equipe em atividades de aprendizagem informal e que as características pessoais
(facilitadores), por outro lado, exercem a função de motivador para a aprendizagem. Foram feitas, ainda, comparações entre os resultados encontrados da equipe de vendas com pesquisas
junto à professores, profissionais de recursos humanos e também de tecnologia da informação, indicando que não há diferenças significativas entre esses grupos de profissionais.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem individual , aprendizagem informal , aprendizagem no setor de vendas , individual learning , informal learning , learning in the sales sector