Os múltiplos colaboradores como propulsores de um processo de aprendizagem social para a construção do desenvolvimento sustentável nas empresas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Câmara, Ariadne Arruda
Orientador
Brunstein, Janette
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Godoy, Arilda Schmidt
Jacobi, Pedro Roberto
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação que se estabelece entre as empresas e os múltiplos colaboradores acerca do tema sustentabilidade. A intenção foi discutir de que forma esta relação engaja diferentes tipos de atores da sociedade em um processo de aprendizagem social por meio de entendimento de problemas, conflitos, dilemas sociais e como os envolvidos criam estratégias de desenvolvimento considerando diretrizes da sustentabilidade. Pretendeu-se, com isto, compreender os limites, as contradições, as possibilidades e os paradoxos dessa relação. A pesquisa apoiou-se em autores como Pahl-Wostl, Jacobi, Granja e Franco e Waddell no que diz respeito a teoria de aprendizagem social e Sachs e Elkington como aportes teóricos para a sustentabilidade. Para tanto, optou-se pelo estudo de um projeto no qual fosse observado uma interação entre atores sociais com distintas visões, formações, convicções e valores sobre a realidade em que atuam, mas que possuem um objetivo maior comum, que é atuar em acordo com as metas do desenvolvimento sustentável. Desta forma, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em onze organizações que fazem parte do Projeto Articulações para a Sustentabilidade: uma grande empresa, três pequenas e médias empresas, três instituições capacitadoras, uma agencia de cooperação técnica alemã, três instituições sem fins lucrativos, sendo uma delas voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento em temas da gestão empresarial. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados com inspiração na proposta de análise de dados qualitativos de Flores. As análises descrevem as diferenças sobre como vem sendo operacionalizado o conceito de sustentabilidade pelos integrantes do projeto; o movimento de aproximação dos atores sociais; o processo de aprendizagem social e alguns elementos para a reflexão na percepção dos entrevistados para aprimorar a aprendizagem em direção ao desenvolvimento sustentável. Os resultados revelam um programa robusto, mas que, se avança por um lado, há limites evidentes e contradições em sua atuação por outro. O projeto foi capaz de fazer com que pequenas e médias empresas incorporassem diretrizes sustentáveis, se engajassem no discurso; lançou mão de estratégias de aprendizagem ricas como troca de experiência entre os parceiros; cursos formais; encontros informais; entretanto, não rompeu ainda com a primazia da preocupação econômica das pequenas e médias empresas, o que se revelou no discurso dos entrevistados quando claramente afirmaram que os objetivos econômicos ainda sobrepujam as metas sociais e ambientais. Apesar disso, de alguma forma, foi possível observar que houve apropriação da idéia de sustentabilidade, já que todos os participantes, em menor ou maior grau, desenvolvem ações neste sentido. O projeto permitiu a interação entre diferentes atores sociais que se influenciam mutuamente nas regiões onde ele se estabelece. Tal interação promoveu um ambiente propício para a aprendizagem social, mas que ainda demanda um esforço conjunto e contínuo, para que se aprimorem os vínculos de confiança, comprometimento e solucionem os dilemas inerente ao processo de forma mais participativa. Uma maior aproximação dos envolvidos, a ampliação do uso de espaços informais para debates e uma metodologia que reforce mais efetivamente a integração dos três pilares da sustentabilidade, econômico, social e ambiental são pontos de atenção que precisam ser aprimorados para alavancar o processo de aprendizagem dos envolvidos no projeto.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem social , desenvolvimento sustentável , múltiplos colaboradores , social learning , sustainable development , multi-party collaboration
Assuntos Scopus
Citação