Phronêsis e o processo da ação humana em contexto de mudança: um estudo em Instituições de Ensino Superior
Date
2019-08-01Author
Pimentel, Fabine Évelin Romão
Advisor
Domenico, Silvia Marcia Russi de
Referee
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Referee
Ferreira, Danúsia Arantes
Metadata
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Changes are routine on business and on people’s lives, and they have become an issue for those
who go through them or who study them. On this thesis, we assume changing as a continuous
and emergent situation that results from human interaction which occurs as long as one deals
with everyday events, unexpected situations and contingencies that are typical in business. Due
to this context, business managers that understand tendencies act subtly and on time so that they
can make the necessary transformations. The prudent person, who is gifted with phronesis,
which means practical wisdom, is able to decide by taking ethical actions made on a contingent
and undetermined world. Human action does not stand on eternal and definite certainties. On
the contrary, human action is based on fair judgement about what is needed and on when it
needs to be done. Thus, a prudent manager can promote an emergent and non-traumatic
changing environment. This study focused on classrooms as an emergent changing context and
it was developed on two higher education institutions located in the state of Goias in order to
understand how phronesis was exercised by professors in Business Schools, according to
Aristotle’s theory of action. We adopted the narrative as research strategy by using qualitative
research oriented by social constructionism, under responsive orientation, as an epistemological
perspective. Also, we used episodic interview, non-participant observation and documents
gathered from the researched institutions. The results were obtained by analyzing the
participants theme stories which showed classrooms can be considered as a non-repetitive and
unplanned context where emergent change takes place. Thus, classrooms constitute a dynamic,
flexible environment of continuous change. The phronesis exercise was understood by
analyzing the action processes between teachers and managers when they had to deal with
unforeseen situations that derive from interactions within classrooms. This exercise
results from experience that comes from constantly reviewing teaching practice.
Summary
Mudanças constituem o cotidiano de pessoas e organizações, tornando-se um tema sobre o qual
debruçam-se estudiosos e práticos. Neste estudo, assumimos a mudança como emergente e
contínua, fruto das interações humanas, à medida que as pessoas lidam com os eventos,
imprevistos e contingências do cotidiano organizacional. Nesse contexto, os gestores,
observando a propensão das coisas, atuam de forma sutil e em tempo apropriado de modo a
facilitar as transformações necessárias. O prudente, o homem dotado de phronêsis, ou sabedoria
prática, é capaz de bem deliberar por meio de ações éticas que se constituem em um mundo
contingente e indeterminado. A ação humana não se sustenta em verdades eternas e imutáveis,
ao contrário, sustenta-se no correto julgamento humano do que é preciso fazer e em que tempo.
Nesse sentido, um gestor dotado de prudência poderá promover ambientes de mudanças
emergentes e não traumáticas. Este estudo foi desenvolvido em duas instituições de ensino
superior (IES), localizadas no estado de Goiás, focalizando o ambiente de sala de aula como
contexto de mudanças emergentes, visando a compreender como ocorre o exercício da
phronêsis por professores-gestores do ensino superior de Cursos de Administração,
considerando a teoria da ação de Aristóteles. Mediante pesquisa qualitativa conduzida sob uma
perspectiva epistemológica do construcionismo social, sob orientação responsiva, adotamos a
narrativa como estratégia de pesquisa fazendo uso da entrevista episódica, da observação não
participante e de documentos das instituições pesquisadas. Os resultados, obtidos mediante
análise temática das histórias dos participantes, mostraram a sala de aula como um contexto em
que eventos não repetitivos, não planejados, e, portanto, emergentes ocorrem, caracterizando-
-o como algo dinâmico, vivo, flexível e passível de mudança contínua. O exercício da phronêsis
foi compreendido mediante a análise do processo da ação de professores-gestores, nas
deliberações ocorridas ao lidar com situações imprevistas, que surgem a partir da interação com
os alunos no ambiente de sala de aula. Esse exercício é fruto da experiência, proveniente da
constante revisão da prática docente.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Citation
PIMENTEL, Fabine Évelin Romão. Phronêsis e o processo da ação humana em contexto de mudança: um estudo em Instituições de Ensino Superior. 2019. 118 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.