Modelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valor

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2017-05-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lemos Júnior, Luiz Carlos
Orientador
Meirelles, Dimária Silva e
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Brunstein, Janette
May, Márcia Ramos
Franklin, Marcos Antonio
Lopes, Humberto Elias Garcia
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta pesquisa busca estudar modelo de negócio sob uma lente pós-estruturalista, com o objetivo de estabelecer uma compreensão sobre configuração de valor para além da perspectiva funcionalista e/ou estática que predomina na literatura sobre o tema. Nesse sentido, propõe-se um modelo conceitual baseado na sociologia da translação e uma abordagem interpretativista de configuração do valor, onde modelo de negócio é entendido como processo de articulação dos agrupamentos de estruturas e práticas compostos por complexas relações. Opta-se por um estudo de caso único de escolha intencional e não aleatória, com abordagem qualitativa de natureza fenomenológico-hermenêutica. O estudo é desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, sediada na cidade de Piracicaba (SP). A coleta de dados é composta por um conjunto de cinco entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com o envolvimento de gestores da alta administração, técnicos-administrativos e docentes da organização selecionada. De forma complementar, foram analisados documentos institucionais e desenvolvidas observações não participantes. O corpus da pesquisa é interpretado com auxílio da Análise da Narrativa e da ANT, a partir de uma base teórica que busca privilegiar contribuições voltadas a uma perspectiva transformacional. Neste contexto, as principais contribuições deste estudo são: i) a interpretação e a caracterização da conexão entre as articulações, provenientes da rede de atores e artefatos que subsiste no interior do arranjo e, a configuração de valor no modelo de negócio e; ii) o fomento de uma discussão de natureza epistemológica sobre caminhos alternativos para a elevação do construto de modelo de negócio à condição de teoria.
Descrição
Palavras-chave
modelo de negócio , configuração de valor , arranjo organizacional , teoria ator-rede , pós-estruturalismo
Assuntos Scopus
Citação
LEMOS JÚNIOR, Luiz Carlos. Modelo de negócio: uma lente pós-estruturalista para configuração de valor. 2017. 182 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.