Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data de publicação
2016-05-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Neder, Renato
Orientador
Bido, Diógenes de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Popadiuk, Silvio
Barroso, Antônio Carlos de Oliveira
Ferreira, Jorge Flávio
Mendes-da-Silva, Wesley
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Esta tese tem como objetivo central caracterizar os conteúdos específicos dos campos de conhecimento da Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem suas inter-relações e fronteiras, além de buscar a identificação de frentes de pesquisa que têm potencial para se destacar nos campos estudados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido um percurso metodológico exploratório e longitudinal que teve como base as análises de redes semânticas. Foram utilizados 10.480 artigos da base de dados Web of Science. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira vertente de contribuição é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala frentes de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem. Além disso a teoria desenvolvida auxilia na explicação das inter-relações entre estas áreas. A segunda vertente é metodológica, uma vez que a forma como foram usadas as análises de redes semânticas permitiu a compreensão das relações entre redes de documentos científicos, a metodologia utilizada teve como principais atributos a escalabilidade, a amplitude e o potencial de fazer inferências temporais.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem organizacional , gestão do conhecimento , organizações que aprendem , análises de redes semânticas , frentes emergentes de pesquisa
Assuntos Scopus
Citação
NEDER, Renato. Aprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisa. 2016. 151 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.