Estratégias de exploration & exploitation e competências sob a perspectiva da educação: um estudo das modalidades presencial e a distância em cursos de lato sensu, na área de gestão
Tipo
Tese
Data de publicação
2009-03-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Marcos Wesley da
Orientador
Popadiuk, Silvio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vidal, Patricia Gonçalves
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Stal, Eva
Brito, Eliane Pereira Zamith
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Stal, Eva
Brito, Eliane Pereira Zamith
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A presente tese aborda, a partir da educação, as estratégias de exploration e exploitation e competências. O estudo foi desenvolvido comparando as modalidades presencial e a distância em cursos de lato sensu na área de gestão. Para tanto, foi definido o seguinte problema de pesquisa: o processo de formação de um aluno, em um curso de lato sensu (na área de gestão), estimula o desenvolvimento e a utilização de competências para que este se torne um profissional que saiba colocar em prática o conhecimento das estratégias de exploration e exploitation de maneira equilibrada? Nesse sentido, as ações de construção e de desenvolvimento do conhecimento por meio da exploration e exploitation são entendidas como ações de conhecimento, são ações que nascem nas e das estratégias da organização. São as estratégias organizacionais que indicarão como a organização colocará em prática essas ações. Para atender aos objetivos, a pesquisa está estruturada em quatro capítulos. O primeiro capítulo define conceitos relacionados à estratégia para posteriormente discutir os conceitos de estratégias de exploration e exploitation . No segundo capítulo, discute-se o conceito de competências organizacionais dentro das seguintes perspectivas: educacional, organizacional, abordagem única e a educação para a competência na prática profissional. O terceiro capítulo contextualiza o cenário educacional a ser pesquisado destacando os seguintes pontos: história da educação, o sistema educacional brasileiro, a pós-graduação lato sensu e a dinâmica da educação a distância EaD. O quarto capítulo mostra os procedimentos metodológicos e os resultados das pesquisas realizadas. Como resultados das pesquisas, apresentam-se uma lista de 51 competências competências
sociais, funcionais, cognitivas e meta competências. Confirma-se que um curso de lato sensu pode estimular o desenvolvimento e a utilização de competências para que o aluno se torne um profissional que saiba colocar em prática o conhecimento das estratégias de exploration e exploitation de maneira equilibrada.
Descrição
Palavras-chave
exploration , exploitation , competências , modalidades de ensino , pós-graduação , formação do gerente , exploration , exploitation , competencies , types of education , graduation , manager education