Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: uma análise dos discursos educacionais do BCSD Brasil e BCSD Portugal à luz de Derrida

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Tipo
Tese
Data de publicação
2015-05-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Malacarne, Robson
Orientador
Brunstein, Janette
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gouvêa, Ricardo Quadros
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Coelho Júnior, Pedro Jaime de
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A adoção da lógica de competências para discutir o Desenvolvimento Sustentável (DS) no ambiente empresarial surge a partir da preocupação em desenvolver ações que reconhecem a questão socioambiental estratégica na relação com os stakeholders. Neste contexto, Stone (2005) analisa a emergência e atuação de um ator relevante, os Think Tanks, que são grupos que buscam influenciar os governos e as empresas a adotar determinados discursos e iniciativas. Entre esses atores emergem aqueles que se ocupam em construir uma agenda para o mundo empresarial em direção ao DS, como o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Mas que sentido as ações educacionais promovidas por estes Think Tanks assumem nesse processo? Que natureza de competências promovem? Para responder a estas perguntas optou-se por estudar a atuação do Think Tank WBCSD, à luz da desconstrução de Derrida. Tomaram-se para isso os discursos de Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade (DCpS), realizado pelos Conselhos (BCSDs) de Brasil e Portugal. A pergunta de pesquisa que orientou a presente investigação foi a que segue: Quais as traduções da lógica de DCpS, disseminadas pelo WBCSD, que se revelam em seus discursos educacionais? Na trajetória do estudo analisaram-se os documentos que apresentam o pensamento de DS da entidade (Visão 2050 e Ação 2020), a fim de entender os discursos e as iniciativas sustentáveis. Paralelamente, realizaram-se entrevistas com Coordenadores, Associados e Especialistas do BCSD Brasil e do BCSD Portugal para compreender as iniciativas e ações educativas de DCpS desenvolvidas por estes Conselhos entre os anos de 2010 a 2013. Para entender este jogo discursivo desenvolveu-se a metáfora de leitura Think Tanke, que serve para analisar a atuação do WBCSD, que pode desenvolver um pensamento carro blindado , fechado a outras traduções, e/ou assumir a postura de um moderador de discursos, mais associado ao pensamento cisterna . Explica-se que a cisterna é uma tecnologia popular que se baseia nos princípios de sustentabilidade e é aplicada no Nordeste do Brasil por meio da captação de água nos períodos de chuva, a fim de que nos momentos de crise de abastecimento utilize-se o líquido reservado. Nesse sentido, o pensamento cisterna representa a atuação do think tanke que se abre à diversidade de opiniões e leituras visando desenvolver estratégias para agir de um modo sustentável nos períodos de abundância e nas situações de crise. À luz de Derrida, os resultados da pesquisa revelam as ambiguidades e a natureza das competências presentes nos discursos e nas iniciativas que predominam nos programas de DCpS. Valoriza-se a adaptação dos empresários à lógica do DS num contexto discursivo que deseja a construção de uma nova relação entre empresa e sociedade, expressa no documento Visão 2050, mas que ainda não consegue ser consistente o suficiente para consolidar uma mudança efetiva. Para que o WBCSD avance em seu modo de agir, a entidade necessita reconhecer a sua responsabilidade na concretude e na efetividade das iniciativas de DCpS. Essa constatação exige que as ações educacionais da entidade além de desenvolver competências para responder a crise ambiental urgente, também precisa promover competências mais associadas a compreensão de um pensamento cisterna , que buscam responder a questão socioambiental em sua complexidade ao considerar as diversas traduções sobre a temática.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de competências para a sustentabilidade , think tank , WBCSD , conselhos empresariais , desconstrução , Derrida , skills development for sustainabilit , think tank , WBCSD , business councils , deconstruction , Derrida
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Citação
MALACARNE, Robson. Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: uma análise dos discursos educacionais do BCSD Brasil e BCSD Portugal à luz de Derrida. 2015. 161 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.