Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: uma análise dos discursos educacionais do BCSD Brasil e BCSD Portugal à luz de Derrida
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Tipo
Tese
Data de publicação
2015-05-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Malacarne, Robson
Orientador
Brunstein, Janette
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Gouvêa, Ricardo Quadros
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Coelho Júnior, Pedro Jaime de
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Coelho Júnior, Pedro Jaime de
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Programa
Administração de Empresas
Resumo
A adoção da lógica de competências para discutir o Desenvolvimento Sustentável
(DS) no ambiente empresarial surge a partir da preocupação em desenvolver ações
que reconhecem a questão socioambiental estratégica na relação com os
stakeholders. Neste contexto, Stone (2005) analisa a emergência e atuação de um
ator relevante, os Think Tanks, que são grupos que buscam influenciar os governos
e as empresas a adotar determinados discursos e iniciativas. Entre esses atores
emergem aqueles que se ocupam em construir uma agenda para o mundo
empresarial em direção ao DS, como o Conselho Empresarial Mundial para o
Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Mas que sentido as ações educacionais
promovidas por estes Think Tanks assumem nesse processo? Que natureza de
competências promovem? Para responder a estas perguntas optou-se por estudar a
atuação do Think Tank WBCSD, à luz da desconstrução de Derrida. Tomaram-se
para isso os discursos de Desenvolvimento de Competências para a
Sustentabilidade (DCpS), realizado pelos Conselhos (BCSDs) de Brasil e Portugal. A
pergunta de pesquisa que orientou a presente investigação foi a que segue: Quais
as traduções da lógica de DCpS, disseminadas pelo WBCSD, que se revelam em
seus discursos educacionais? Na trajetória do estudo analisaram-se os documentos
que apresentam o pensamento de DS da entidade (Visão 2050 e Ação 2020), a fim
de entender os discursos e as iniciativas sustentáveis. Paralelamente, realizaram-se
entrevistas com Coordenadores, Associados e Especialistas do BCSD Brasil e do
BCSD Portugal para compreender as iniciativas e ações educativas de DCpS
desenvolvidas por estes Conselhos entre os anos de 2010 a 2013. Para entender
este jogo discursivo desenvolveu-se a metáfora de leitura Think Tanke, que serve
para analisar a atuação do WBCSD, que pode desenvolver um pensamento carro
blindado , fechado a outras traduções, e/ou assumir a postura de um moderador de
discursos, mais associado ao pensamento cisterna . Explica-se que a cisterna é
uma tecnologia popular que se baseia nos princípios de sustentabilidade e é
aplicada no Nordeste do Brasil por meio da captação de água nos períodos de
chuva, a fim de que nos momentos de crise de abastecimento utilize-se o líquido
reservado. Nesse sentido, o pensamento cisterna representa a atuação do think
tanke que se abre à diversidade de opiniões e leituras visando desenvolver
estratégias para agir de um modo sustentável nos períodos de abundância e nas
situações de crise. À luz de Derrida, os resultados da pesquisa revelam as
ambiguidades e a natureza das competências presentes nos discursos e nas
iniciativas que predominam nos programas de DCpS. Valoriza-se a adaptação dos
empresários à lógica do DS num contexto discursivo que deseja a construção de
uma nova relação entre empresa e sociedade, expressa no documento Visão 2050,
mas que ainda não consegue ser consistente o suficiente para consolidar uma
mudança efetiva. Para que o WBCSD avance em seu modo de agir, a entidade
necessita reconhecer a sua responsabilidade na concretude e na efetividade das
iniciativas de DCpS. Essa constatação exige que as ações educacionais da entidade
além de desenvolver competências para responder a crise ambiental urgente,
também precisa promover competências mais associadas a compreensão de um
pensamento cisterna , que buscam responder a questão socioambiental em sua
complexidade ao considerar as diversas traduções sobre a temática.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de competências para a sustentabilidade , think
tank , WBCSD , conselhos empresariais , desconstrução , Derrida , skills development for sustainabilit , think tank , WBCSD , business
councils , deconstruction , Derrida
Assuntos Scopus
Citação
MALACARNE, Robson. Desenvolvimento de competências para a sustentabilidade: uma análise dos discursos educacionais do BCSD Brasil e BCSD Portugal à luz de Derrida. 2015. 161 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.