Estrutura de dívida: um estudo sobre os padrões e determinantes do endividamento das empresas que atuam no Brasil
Tipo
Tese
Data de publicação
2013-11-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Póvoa, Angela Cristiane Santos
Orientador
Nakamura, Wilson Toshiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Forte, Denis
Basso, Leonardo Fernando Cruz
Sanvicente, Antonio Zoratto
Silva, Wesley Vieira da
Basso, Leonardo Fernando Cruz
Sanvicente, Antonio Zoratto
Silva, Wesley Vieira da
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Embora o tema estrutura de capital seja um dos mais pesquisados em finanças corporativas, tais pesquisas, em geral, tratam o capital de terceiros como uma fonte de recursos homogênea e uniforme, não obstante este ser muitas vezes formado por uma variedade de instrumentos de dívida que se diferenciam uns dos outros em vários aspectos, tais como acessibilidade aos recursos, custos de transação, maturidade, colateralidade entre outros. Esse trabalho buscou contribuir de forma inovadora para a compreensão dos determinantes da estrutura de capital tendo em vista a perspectiva da estrutura de dívida e seu impacto sobre a forma pela qual as empresas estruturam seu capital. Para tanto, foi proposto o alcance de quatro objetivos principais: i) Identificar se a estrutura de dívida das empresas brasileiras é marcada por padrões de endividamento homogêneos ou heterogêneos; ii) Identificar quais fatores podem explicar os padrões de endividamento observados; iii) Avaliar como as escolhas em relação às fontes de dívida variam em função das características das empresas (tamanho, risco, tangibilidade etc); iv) Avaliar as implicações do uso de variáveis dependentes agregadas em estudos sobre a alavancagem das empresas. Os resultados obtidos mostraram que, no Brasil, é possível encontrar tanto padrões de endividamento homogêneos quanto heterogêneos, sendo tais padrões atribuídos a quatro fatores principais: tamanho da empresa, relação market to book, grau de tangibilidade e presença de grau de rating. As características das empresas foram apontadas como fatores determinantes para a escolha por fontes específicas de endividamento e o uso de medidas gerais de endividamento como variáveis dependentes pode, efetivamente, promover generalizações que deixam de observar os fatores que são relevantes para a composição da estrutura de dívida e que, portanto, afetam a decisão entre uso de capital próprio e de terceiros.
Descrição
Palavras-chave
estrutura de capital , estrutura de dívida , heterogeneidade , homogeneidade , debt estructure , capital structure , homogeneity , heterogeneity
Assuntos Scopus
Citação
PÓVOA, Angela Cristiane Santos. Estrutura de dívida: um estudo sobre os padrões e determinantes do endividamento das empresas que atuam no Brasil. 2013. 215 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.