Graphis : inovação em serviços gráficos para o mercado corporativo

Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-12-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Fernandes, Elisabete dos Santos
Orientador
Ghobril, Alexandre Nabil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Benedetti, Mauricio Henrique
Lima, Edmilson de Oliveira
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
No atual contexto do setor gráfico onde os serviços digitais têm progressivamente substituído a produção tradicional, o desafio das empresas tem sido reestruturar o portfólio de oferta de modo a se modernizarem e atenderem às demandas e exigências crescentes de seus clientes. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória percorrida por uma empresa gráfica – Graphis – para análise e aproveitamento de uma oportunidade identificada no segmento de locação de equipamentos, culminando na oferta de novos serviços digitais ancorados em um modelo de negócio inovador. Para apresentar a trajetória percorrida pelo empreendedor em seu processo de análise e decisão seguiu-se o protocolo de relato tecnológico de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). O diagnóstico contemplou: visita in loco às instalações da empresa, análise de processos e produtos, entrevista com o empreendedor e acesso a relatórios e dados da empresa. Para análise das oportunidades foram utilizadas as ferramentas matrizes BCG e análise SWOT. Para a proposta de solução desenhou-se o modelo de negócios com o uso do Business Model Canvas. Apesar das ferramentas de análise apresentadas ao empreendedor, pode-se identificar que seu processo de decisão diante de algumas alternativas analisadas foi direcionado por sua percepção pessoal de aproveitar a oportunidade identificada de atender à solicitação de um parceiro comercial, que encomendou uma solução sob demanda para cartazeamento eletrônico. O trabalho analisa o processo decisório do empreendedor, que encontra respaldo na teoria do effectuation, ao apresentar as bases de seu comportamento influenciado principalmente por feeling, laços pessoais e minimização de riscos.
Descrição
Palavras-chave
inovação , novos produtos , gestão de pequenas empresas , integração de tecnologias , teoria do effectuation , empreendedorismo
Assuntos Scopus
Citação
FERNANDES, Elisabete dos Santos. Graphis : inovação em serviços gráficos para o mercado corporativo. 2018. 45 f. Dissertação (Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.