Definindo um modelo de negócio empreendedor no mercado cervejeiro: análise de alternativas e escolhas estratégicas

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2019-06-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Lima, Adrianne Cristina Correia de
Orientador
Caldeira, Adilson
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Medeiros Junior, Alberto de
Gomes, Rute Maria Gomes
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Este trabalho apresenta a descrição do processo pelo qual se idealizou um modelo de negócios empreendedor no mercado cervejeiro. A concepção do negócio se pautou na busca pela construção de um modelo caracterizado pela inovação. Com esse foco, foram analisados os possíveis benefícios e eventuais prejuízos em três modelos de negócio relacionados ao mercado consumidor de cerveja. O objetivo geral do trabalho foi definir um modelo estabelecer estratégias e a modelagem de negócio empreendedor economicamente viável, com criação de valor e inovação, no mercado cervejeiro. Buscando conferir-lhe caráter científico, adotou-se metodologia recomendada na literatura especializada, especialmente a proposta para pesquisa de caráter intervencionista. Recorreu-se a dados obtidos em fontes que descrevem o mercado, entrevistas com o empreendedor, potenciais consumidores e fornecedores, sendo que as informações foram organizadas para a análise comparativa das opções de empreendimento, de forma a contribuir com a entrada no mercado com potencial criação de valor, bem como projeções de viabilidade econômico-financeira para o início e o desenvolvimento do empreendimento. Gradualmente, a decisão tem se revelado adequada, uma vez que se aplica e materializa, na prática, como um negócio bem-sucedido e sustentável. Algumas das ações propostas já foram efetivadas e outras as sucederão, de forma a efetivar a implementação do negócio. Como intervenção já iniciada, o trabalho aplica-se efetivamente ao desenvolvimento de uma iniciativa empreendedora, como um exemplo passível de replicação em negócios que encontrem condições igualmente complexas. Assim sendo, além dos benefícios diretos à saúde e prosperidade da empresa, as ações propostas tendem a influenciar o desenvolvimento da tecnologia de gestão, como agente de desenvolvimento socioeconômico da comunidade em que atua.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de negócio , modelo de negócio , empreendedorismo , mercado cervejeiro
Assuntos Scopus
Citação
LIMA, Adrianne Cristina Correia de. Definindo um modelo de negócio empreendedor no mercado cervejeiro: análise de alternativas e escolhas estratégicas. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.