Em busca da igualdade de oportunidades: um estudo sobre o desempenho escolar, contexto familiar e interação social de alunos bolsistas

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-12-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Batista, Patrícia de Melo
Orientador
Rocha, Marina Monzani da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Macedo, Elizeu Coutinho de
Geraldo, Deisy Emerich
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Projetos afirmativos são ações que potencializam a permanência do aluno, de forma a prover condições materiais para possíveis necessidades do cotidiano acadêmico. O presente estudo teve como objetivo central analisar a relação entre o ambiente social, o desempenho acadêmico e o status sociométrico de alunos do ensino fundamental I que participam de um projeto afirmativo em uma instituição de ensino particular. O estudo foi executada com 334 alunos escolhidos por conveniência em uma escola particular da cidade de São Paulo. Os pais de 37 alunos bolsistas (grupo projeto) foram entrevistados seguindo o roteiro de um questionário sociodemográfico elaborado para o presente estudo e do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os 74 alunos participantes (grupo pesquisa e controle) foram comparados em relação ao desempenho acadêmico. Em uma segunda etapa, foram feitas análises estatísticas descritivas para caracterizar e status sociométrico. Além disso, foram feitas análises estatísticas inferenciais para verificar se há diferença entre os grupos projeto e controle no que se refere às variáveis analisadas. Avaliações inferenciais indicaram que os grupos possuem realidades de extrema distância socioeconômicas, no desempenho educacional o grupo projeto ficou com rendimento inferior aos alunos do grupo pagante, e no status sociométrico os alunos do grupo projeto não apresentaram níveis de rejeição. Esperamos que os resultados possam fomentar medidas de estimulação, práticas parentais protetivas e mudanças institucionais de acolhimento dos alunos de projetos afirmativos.
Descrição
Palavras-chave
ação afirmativa , desempenho acadêmico , rejeição , meio social
Assuntos Scopus
Citação
BATISTA, Patrícia de Melo. Em busca da igualdade de oportunidades: um estudo sobre o desempenho escolar, contexto familiar e interação social de alunos bolsistas. 2018. 62 f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.