Análise das propriedades psicométricas de uma bateria de testes informatizados para avaliação das funções executivas em crianças de 4 a 10 anos

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Elage, Glauce Karine Conti de Freitas
Orientador
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Dias, Natália Martins
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
As funções executivas (FEs) envolvem processos e habilidades que são responsáveis pelo monitoramento e manipulação de informações necessárias para a execução de tarefas complexas. Neste sentido, é relevante conhecer sobre o funcionamento e desenvolvimento dessas habilidades. Para que isso seja possível é necessário buscar instrumentos adequados psicometricamente para avaliar e conhecer o desenvolvimento das FEs. O objetivo desse estudo foi verificar evidências de validade e fidedignidade de uma bateria de Testes Informatizados que avaliam, separadamente, três componentes das FEs (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório), em crianças de 4 a 10 anos de idade. O estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa investigaram-se as evidências de validade por conteúdo, por meio de um questionário remetido aos juízes, especialistas na área. Houve a concordância entre os juízes quanto aos aspectos: coerência dos constructos, adequação das atividades para o público infantil, o layout, o cadastro, o áudio, as instruções, as fases de treino, as regras de interrupção e a forma de registro dos resultados. Na segunda parte buscaram-se evidências de validade por relação as variáveis internas e externas, com a participação de 51 crianças de 4 a 10 anos, matriculadas na rede regular na cidade de Goiânia. As crianças foram submetidas ao teste informatizado (TAFE) e também aos testes: Bloco de Corsi, Subteste Dígitos ordem direta e inversa, Teste de Trilhas, e Teste Stroop Semântico. As análises de Kruskal Wallis para o efeito de idade apontaram resultados estatisticamente significativos nos testes de memória de trabalho e controle inibitório e em algumas etapas do teste de flexibilidade cognitiva. A correlação de Spearman entre os desempenhos nos testes informatizados e tradicionais apontaram correlação significativa entre a maioria dos testes. As evidências fidedignidades foram investigadas por meio de teste-reteste, em 10 crianças, submetidas anteriormente ao TAFE, os resultados indicaram estabilidade dos escores ao longo do tempo. As análises estatísticas realizada indicam adequação psicométricas do instrumento.
Descrição
Palavras-chave
funções executivas , avaliação infantil , teste informatizado
Assuntos Scopus
Citação
ELAGE, Glauce Karine Conti de Freitas. Análise das propriedades psicométricas de uma bateria de testes informatizados para avaliação das funções executivas em crianças de 4 a 10 anos. 2016. 107 f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.