Investigaçăo sobre o impacto da estimulaçăo transcraniana por corrente contínua em tarefa de resoluçăo temporal por meio da prova RGDT - Random Gap Detection Test

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-01-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ladeira, Andrea
Orientador
Boggio, Paulo Sérgio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabra
Santos, Teresa Maria Momensohn dos
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
Os transtornos do Processamento Auditivo Central são caracterizados pela deficiência de um ou mais processos e mecanismos da audição ou são deficiências originadas de disfunções maiores. Considerando que novas abordagens terapêuticas e/ou diagnósticas devem ser investigadas, estudos recentes têm demonstrado que ferramentas de estimulação cerebral não invasivas são eficazes em modular a atividade cerebral de forma indolor e segura. Uma dessas técnicas é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). Estudos realizados com ETCC têm demonstrado que esta técnica modula a excitabilidade cortical de áreas motoras e visuais e, além disso, é capaz de interferir no desempenho de tarefas que envolvam funções cognitivas como memória operacional e tomada de decisão quando aplicada em córtex pré-frontal. Este estudo teve como objetivo investigar os possíveis efeitos da ETCC em área cortical auditiva primária, em avaliação de tarefas de resolução temporal auditiva, utilizando o teste Random Gap Detection Test (RGDT). 11(onze) voluntários saudáveis receberam em dias alternados ETCC bilateral anódica, catódica ou placebo (i=2mA) e realizaram o teste RGDT antes e durante a estimulação. Observou-se um efeito significativo para as freqüências de 4000Hz, Médias de Freqüências e Clicks, com aumento na capacidade de discriminação temporal em condição de estimulação anódica e redução em estimulação catódica. Este é o primeiro estudo mostrando que a ETCC de baixa intensidade é capaz de modular a atividade do córtex auditivo primário resultando em impacto positivo ou negativo no desempenho em tarefa de resolução temporal em função da polaridade aplicada (ânodo ou cátodo, respectivamente). O impacto desses resultados reside na demonstração de que a ETCC é uma importante ferramenta de investigação em neurociência cognitiva, mas que também pode ter desdobramentos como ferramenta de intervenção. Novos estudos serão necessários para investigar o impacto da ETCC em pacientes com alterações de processamento auditivo central.
Descrição
Palavras-chave
estimulação transcraniana por corrente contínua , audição , processamento auditivo central , transcranial direct current stimulation (TDCs) , hearing , central auditory processing (CAP)
Assuntos Scopus
Citação
LADEIRA, Andrea. Investigaçăo sobre o impacto da estimulaçăo transcraniana por corrente contínua em tarefa de resoluçăo temporal por meio da prova RGDT - Random Gap Detection Test. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.