Movimentos oculares na leitura de palavras: modulação por estimulação transcraniana por corrente contínua

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-01-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rosa, Alexandre Tadeu Faé
Orientador
Macedo, Elizeu Coutinho de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Boggio, Paulo Sérgio
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica capaz de modular a excitabilidade cortical de maneira segura, indolor e não-invasiva. Os efeitos de aumento ou diminuição da excitabilidade obtidos após a aplicação da ETCC dependem da polaridade utilizada (anódica ou catódica). Esta dissertação tem como objetivo investigar os efeitos produzidos pela ETCC na preparação de movimentos sacádicos durante a leitura. No experimento realizado, voluntários saudáveis realizaram uma tarefa de leitura de palavras após terem recebido ETCC anódica, catódica ou placebo em campo visual frontal (CVF) direito. Os resultados mostram que a ETCC catódica em CVF direito piora o desempenho dos sujeitos na realização do primeiro movimento sacádico durante a leitura. Além disso, os resultados revelaram aumento significativo da condição de estimulação catódica em comparação com o placebo e da estimulação catódica em comparação com a anódica com relação ao tempo em que o sujeito fixa o olhar no ponto de referência à esquerda depois do aparecimento dos itens a serem lidos. Ainda, com relação ao tempo médio de leitura de todo o conjunto de palavras, não houve nenhuma diferença significativa para os efeitos principais ou interação.
Descrição
Palavras-chave
estimulação transcraniana , leitura , movimentos oculares , transcranial direct current stimulation , reading , saccadic movements
Assuntos Scopus
Citação
ROSA, Alexandre Tadeu Faé. Movimentos oculares na leitura de palavras: modulação por estimulação transcraniana por corrente contínua. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.