BI: Business Intelligence como metodologia na organização das informações e no alinhamento da gestão do conhecimento

Thumbnail Image
item.page.type
Monografia
Date
2012
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Silva, Erivania Pereira da
publication.page.advisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
publication.page.program
Abstract
O cenário atual encontrado em muitas empresas é esse: conhecimento organizacional centralizado em poucos colaboradores, processos comprometidos e dados sem processamento adequado que não geram valor algum. A tecnologia da informação (TI) deve estar alinhada dentro da organização e apoiá-la na estruturação do seu capital intelectual, através dos sistemas de apoio a gestão de conhecimento. Esses sistemas devem ser ferramentas facilitadoras e permitir a criação, retenção e recuperação do conhecimento. A inteligência competitiva é responsável por reunir informações e realizar o monitoramento dos concorrentes. A análise do concorrente é de total importância para o planejamento estratégico da empresa. O uso de Business Intelligence (BI) e a sua correta aplicação contribui para a captação dos dados e a sua transformação em informação relevante. O BI permite a rápida análise dessas informações e reduz o tempo de tomada de decisão, o que torna as empresas mais competitivas frente aos seus concorrentes.
Currently, the scenario encountered in various companies is the following: organizational knowledge concentrated in few personnel, compromised process and deficiency of data processing, disregarding any beneficial value to the company. Information Technology (IT) should be linked within the organization and support its intellectual capital structure through knowledge management support systems. These systems should be used as tools to facilitate innovation and allow creation, retention and knowledge recovery. Competitive intelligence is responsible for gathering information and monitoring competitors. Among the actions of extreme importance for the company’s strategic planning is evaluating competitors. The use of Business Intelligence (BI) and its suitable application provide data capturing, transforming such data in relevant information for the company. BI allows for rapid analysis of information as well as reduces the timeframe of decision making process, turning companies much more competitive in comparison to their competitors.
Description
Keywords
Capital intelectual , Inteligência competitiva (administratação) , Tecnologia da informação
item.page.scopussubject
Citation