Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2019-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Filho, Joaquim Pessoa
Ramo, Fabio M
Meira, Guilherme chevis
Orientador
Filho, Joaquim Pessoa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos.
Digital Games and Learning objects are increasingly being used in the educational context and there are many approaches for developing and implementing these resources. Because it’s a market in continous growth, the need to evaluate these resources emerges. Therefore, in this paper, different approaches of evaluating learning objects and educative digital games are studied. Amongst these, the Learn Object Review Instrumet which was selected to be tested inside the context of the game development project related to the Mackenzie’s Educational System. It is concluded that it is viable to apply the chosen methodology to projects such as this. However, some modifications are needed to make better use of the results obtained.
Descrição
Palavras-chave
digital games , objetos de aprendizagem , digital games , learning objects
Assuntos Scopus
Citação