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Tipo do documento: TCC
Título: O ensino da matemática através da astronomia para o ensino médio
Autor: Borges, Jefesson de Campos
Abstract: Esta monografia tem como objetivo aproximar alguns elementos da Matemática ao universo da Astronomia, através de amostras simples, interessantes e de fácil entendimento aos alunos do Ensino Médio. Será mostrado, por exemplo, como o homem conseguiu, na antiguidade, calcular o diâmetro do planeta Terra, para posteriormente medir sua distância ao nosso satélite natural, a Lua e também à nossa estrela, o Sol. Com o passar do tempo, esses procedimentos foram aperfeiçoados e notou-se que as unidades do Sistema Internacional (SI) eram ineficientes para a medição das grandes distâncias estelares, ou seja, centímetros, metros ou até mesmo quilômetros não eram adequados para calcular, por exemplo, a longitude entre dois planetas, estrelas e para descrever a órbita de astros e de outros corpos celestes. Surgiram então a Unidade Astronômica (UA), os Anos-luz (AL) e os Parsecs, unidades de distância mais apropriadas para intervalos tão imensos em nosso universo. E para trabalhar com números infinitamente grandes ou infinitamente pequenos, o uso da notação científica faz-se necessária e imprescindível. Geralmente, os astrônomos obtêm informações sobre os astros sem a possibilidade de tocá-los e muito menos de colher amostras; diante desta dificuldade, métodos como, por exemplo, a paralaxe e posteriormente, a deflexão de ondas de rádio foram desenvolvidos para que estes dados fossem obtidos com melhor precisão. E o homem conseguiu chegar, através de avanços tecnológicos, a estudos que datam dos primórdios do universo.
Palavras-chave: astronomia;  sistema solar;  notação científica;  unidade astronômica;  anos-luz;  parsecs;  paralaxe
Idioma: pt_BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Departamento: Faculdade de Computação e Informática (FCI)
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20059
Aparece nas coleções:Matemática - TCC - FCI Higienópolis

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