Espaço educar : resposta arquitetônica às necessidades das pedagogias alternativas
Tipo
TCC
Data de publicação
2018-12-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cruz, Patricia Mezzetti dos Santos
Orientador
Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O objetivo principal desse trabalho deteve-se em identificar e analisar as possíveis maneiras através das quais a arquitetura se mostra capaz de se adequar às propostas educacionais de tais pedagogias, voltando-se essencialmente à Pedagogia Montessori. Para isso, durante o processo de pesquisa inicial a preocupação foi compreender historicamente os modelos pedagógicos e formais que se desenvolveram no âmbito da educação ao redor do mundo com o passar dos anos. Desde o surgimento do primeiro edifício escolar, uma série de adaptações se seguiram ao longo das décadas para que as soluções encontradas melhor se adequassem à realidade espacial e temporal na qual o prédio estivesse exposto. Dentre os modelos estudados, são as pedagogias alternativas as quais se mostraram merecedoras de maior atenção.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura , pedagogia , Montessori