Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19886
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Produção de notação no ensino de música: desafios contemporâneos
Autor: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Resumo: - Implementar entre alunos do curso de Pedagogia da Universidade Mackenzie algumas metodologias de educação musical que visem a exploração de relações entre sonoridade e textualidade potencializando elementos criativos, cognitivos e sensíveis do aprendizado interdisciplinar da música. - Contribuir para a análise e compreensão da pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida no Curso de Pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da mesma Universidade com fins de compreender os elementos visuais envolvidos na constituição da musicalidade. - Relacionar as referências do ensino da música para pedagogos com as pesquisas referentes a disciplina "Música e Movimento" do curso de Licenciatura em Dança, Bacharelado em Dança e Teoria da Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se articula a partir do projeto de pesquisa "Partitura Encenada". - Avaliar qualitativamente o impacto das metodologias na compreensão musical dos alunos pedagogos participantes, a partir dos seguintes critérios: a) interação musical através de processos visuais; b) procedimentos básicos de análise musical; c) memória auditiva; d) domí­nio de elementos da prosódia; e) criatividade e improvisação; f) ampliação de acesso por meio da mediação cultural.
Palavras-chave: educação;  música;  formação de professores;  ensino básico;  paisagem sonora
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19886
Data de defesa: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
7245_2016_0_3.pdf1.44 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.