Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19856
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Universidade presbiteriana mackenzie e chefs especiais: uma experiência interdisciplinar de inclusã£o social e educacional de jovens com sí­ndrome de down
Autor: Davino, Glaucia Eneida
Resumo: metodológicas compartilhadas por diferentes disciplinas. Desenvolver um projeto interdisciplinar na universidade, tendo como objeto de estudo a inclusão social e educacional, sobretudo com jovens com síndrome de Down. - 1º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. - 2º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes à s emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Atos aprovados na forma deste parágrafo) 1 Cf. artigo 205 e seguintes da Constituição. 2 Convenção sobre os direitos das Pessoas com deficiência, arts. 4º, 8º, 9º, 24, entre outros. não é apenas uma pesquisa inovadora, mas uma experiência social que envolve cidadania e responsabilidade social. Assim, buscando propor uma ação interdisciplinar a partir de diferentes olhares e saberes técnico- científicos envolvendo docentes e discentes de diferentes cursos da UPM, como Letras, Publicidade, Jornalismo, Design, Gastronomia, Distúrbios do Desenvolvimento, o presente projeto estabeleceu como objetivo geral: Compreender a importância da inclusão social e educacional de jovens com síndrome de Down. Objetivos específicos: - traçar comparativo com os resultados obtidos no projeto anterior quanto à participação da comunidade acadêmica, interdisciplinar, com os SD; - trabalhar em um levantamento do perfil socioeconômico e escolar da população atendida pelo Instituto Chefs Especiais; - produzir debates, encontros e artigos acadêmicos no ambiente universitário e fora dele, com a finalidade de ampliar a discussão: inclusão social e educação; - desenvolver um trabalho teórico-prático de inclusão social e educacional dos SD, por meio de programas de receitas em vídeos com os chefs especiais apresentando as dificuldades e, em especial, as possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento de jovens com síndrome de Down, a partir de suas rotinas cotidianas.
Palavras-chave: inclusão social e educacional;  interdisciplinaridade;  síndrome de down;  chefs especiais
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: CCL
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19856
Data de defesa: 30-Mai-2017
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5719_2015_0_1.pdf16.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.