Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19854
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Informação para a conscientização: o que pais de indivíduos com distúrbios do espectro do autismo e professores em geral conhecem sobre autismo.
Autor: Amato, Cibelle Albuquerque De La Higuera
Resumo: Estudos recentes mencionam que a incidência dos Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) chega a um a cada 50 crianças. Isso implica na necessidade de identificação urgente de modelos de intervenção eficazes, bem como dos fatores que podem interferir nesses processos. Desta forma, o principal objetivo do estudo foi ampliar o conhecimento sobre qual é o conhecimento consolidado que pais de indivíduo com DEA e professores tem sobre este assunto. Dentro deste contexto foram estabelecidos projetos de iniciação científica vinculados ao projeto matriz com objetivos específicos comum aos dois grupos e também específicos a cada um dos dois grupos de pesquisa. Tantos os pais como os professores foram questionados sobre o processo de aprendizagem do indivíduo com DEA, bem como a percepção dos mesmos acerca das competências sociais dos indivíduos com DEA. Especificamente aos professores houve questionamento sobre sua formação acadêmica, contato com alunos com DEA e seu processo de escolarização com o objetivo de estabelecer relação entre estas informações e o conhecimento consolidado sobre o tema. Todos estes aspectos são fundamentais para as reflexões e ações inclusivas. Com relação aos pais, buscou também ampliar o conhecimento sobre o processo diagnóstico, visto que a literatura na área aponta o quanto a demora neste processo e a falta de compreensão por parte dos pais impactam na busca por tratamentos. Todas as informações obtidas pelos instrumentos, e as relações estabelecidas configuram-se como um corpo de conhecimento de relevante contribuição para estruturação de campanhas de conscientização e informação que propiciem o diagnóstico precoce, programas de intervenção em curto prazo e a inclusão dos indivíduos com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA).
Palavras-chave: transtorno autístico;  conhecimento;  política pública
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento -Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19854
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5703_2015_0_7.pdf941.72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.