Inteligência de mercado para empresas brasileiras: concepção, desenvolvimento e aplicaç ã o do sistema de monitoramento do ambiente global de negó cios

Imagem de Miniatura
Tipo
Projeto de Pesquisa
Data de publicação
2017-03-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cassano, Francisco Americo
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O objetivo geral do projeto é ter disponível um Sistema de Monitoramento do Ambiente Global de Negócios - SMAGN que possa atender às necessidades das empresas, quanto à ampliação da sua atuação internacional ou quanto à  decisão de internacionalização, de maneira eficiente e produtiva. Como objetivos específicos, definiu-se: a) Identificar as necessidades de informação mais relevantes para os tomadores de decisão nas empresas; b) Dar ao SMAGN a característica de atender às necessidades específicas da empresa/produto; c) Assegurar a operacionalização do sistema com eficiência e produtividade, com base em testes e simulações na realidade das empresas. A concepção inicial do SMAGN será desenvolvida pela equipe de pesquisadores deste projeto e, depois de realizados os necessários testes de aplicação (já contando com a assinatura oferecida por 30 dias, gratuitamente, pelo Euromonitor - base de dados componente do SMAGN), oferecida às empresas ou associação representativa de classe empresarial sob a forma de serviço para elaboração e apresentação da Matriz de Oportunidades (produto final com indicação de mercados receptivos especificamente aos seus produtos) gerada pelo SMAGN.
Descrição
Palavras-chave
internacionalização de empresas , inteligência de mercado , empresas brasileiras
Assuntos Scopus
Citação