Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18759
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: O centro histórico de são paulo: documentação e estudos de reabilitação 5a etapa
Autor: Carrilho, Marcos Jose
Resumo: O propósito da atividade de pesquisa sobre o Centro Histórico de São Paulo é a reunião sistemática de informações sobre a área, a fim de torná-las acessíveis a pesquisadores e aos demais interessados em sua reabilitação. O tema é amplo e a área objeto de estudo, definida pelo anel central previsto no Plano Prestes Maia, compreende um vasto acervo edificado e uma estrutura urbana resultante de um longo processo de sedimentação. Portanto, o trabalho de pesquisa deverá se desenvolver em várias etapas entre as quais se inscreve este projeto, cujos objetivos podem ser resumidos nos seguintes itens: - Realizar levantamentos de fontes arquivísticas e de campo do Centro Histórico de São Paulo. - Traçar o perfil da evolução urbana do Centro Histórico de São Paulo desde o início do século XIX. - Promover o inventário sistemático das edificações do Centro Histórico. - Constituir um banco de dados da estrutura urbana e do conjunto das edificações do Centro Histórico. - Avaliar o potencial de aproveitamento e reabilitação de suas estruturas urbanas e arquitetônicas. O elenco de edifícios a ser considerado nesta proposta de continuidade, será agrupado segundo o critério dos períodos acima assinalados, para a definição de um repertório de edifícios de Arquitetura Moderna do qual serão selecionados os exemplares a serem estudados, de acordo com o levantamento de informações, de modo a formar um conjunto menor, sob a responsabilidade de cada pesquisador participante. Sendo o objetivo fundamental do trabalho de pesquisa levantar informações sobre a região central da cidade de São Paulo e torna-las disponíveis, é necessário constituir um site na internet para viabilizar o acesso público ao Banco de Dados e difundir o produto das pesquisas realizadas. Esta documentação será reunida e organizada em um sistema WEB para visualização e cadastramento de dados dos edifícios, por meio de um design gráfico e de um sistema de navegação intuitiva e funcional estruturado em conteúdos Estáticos e Dinâmicos, permitindo respectivamente, que as páginas possam ser feitas individualmente no momento da criação das páginas; e que sejam também criadas no momento em que são requisitadas. Por fim, com base nos dados disponíveis, nos levantamentos de campo e na análise de informações, desenvolver a elaboração de propostas que possam contribuir para a reabilitação da área objeto da pesquisa.
Palavras-chave: arquitetura moderna;  centro histórico de são paulo;  cidade de são paulo;  patrimônio edificado;  reabilitação urbana e arquitetônica
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18759
Data de defesa: 5-Abr-2017
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5693_2015_0_2.pdf2.01 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.