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Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Novas metodologias de ensino em direito: o estudo de caso nos cursos de graduação e pós-graduação em direito internacional
Autor: Giannattasio, Arthur Roberto Capella
Resumo: O Projeto inicial tinha como objetivos gerais: (i) contribuir para a atual discussão nacional e internacional sobre Métodos Alternativos em Direito Internacional, (ii) aprimorar métodos de ensino e pesquisa em Direito e em Direito Internacional, por meio da introdução do método do caso nos estudos jurídicos, (iii) inovar no ensino de Direito Internacional nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da UPM, das IES participantes e de outras IES brasileiras, por meio da proposição de inovação no método de ensino e de pesquisa em Direito Internacional, (iv) aprofundar a cultura de pesquisa e de inovação metodológica (ensino e pesquisa) entre o corpo discente e docente da FD-UPM, (v) contribuir para o projeto de internacionalização da FD-UPM, principalmente por meio (a) da difusão do conhecimento de temas atuais de Direito Internacional entre o corpo docente da FD-UPM, de modo a garantir (b) da promoção de uma consciência da inserção do Direito e problemas jurídicos fundamentais em um mundo globalizado, e (c) de uma maior atração do corpo discente para questões referentes a ensino, pesquisa, método e atuação profissional (pública e privada, nacional e internacional, acadêmica ou não-acadêmica) em Direito Internacional, (vi) inserir a FD-UPM no cenário nacional e internacional de pesquisas avançadas sobre Direito Internacional, e (vii) inserir a FD-UPM em relevantes redes de pesquisa sobre Direito Internacional, mediante promoção de diálogo inter-institucional com importantes centros de pesquisa nacionais. O Projeto Inicial tinha como objetivos específicos: (i) estabelecer as regras para um método do caso aplicável para estudos em Direito Internacional (ensino e pesquisa), (ii) sistematizar tais regras para ampla divulgação perante a comunidade acadêmica jurídica nacional e internacional, (iii) aplicar tais regras para a construção de casos paradigmáticos em Direito Internacional, (iv) construir material didático baseado em tais regras para ser utilizado nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito Internacional nas IES participantes e em outras IES eventualmente interessadas pelo método desenvolvido.
Palavras-chave: novos métodos em direito internacional;  estudo de caso - ensino;  estudo de caso - pesquisa;  metodologia de ensino
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Faculdade de Direito - Campus Higienópolis
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18742
Data de defesa: 1-Abr-2017
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