Um dia na vida de crianças: crianças migrantes em transição

Thumbnail Image
item.page.type
Projeto de Pesquisa
Date
2017-04-24
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Stella, Claudia
publication.page.advisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
publication.page.program
Abstract
A pesquisa teve como objetivo analisar as experiências escolares de cinco crianças (três meninos e duas meninas) migrantes, que vivem atualmente no Brasil. As crianças participantes desta pesquisa foram previamente identificadas como adaptadas e com sucesso no novo contexto ecológico (Cameron, 2011). O estudo buscou desenvolver uma compreensão fundamentada de como essas crianças se adaptam e vivem interculturalmente. Objetivos Específicos Identificar e analisar os fatores dentro da comunidade escolar, do ambiente doméstico e de outros locais que facilitam experiências bem-sucedidas de integração inicial das crianças e famílias em transição. Este estudo observacional e qualitativo valeu-se de técnicas fotográficas e de filmagem digital, observações, caderno de campo e entrevistas, a fim de entender um -"Dia na Vida de crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, migrantes, em transição para um novo contexto ecológico, objetivando o entendimento de como elas navegam em seu ambiente escolar relativamente novo e nos contextos culturais de suas comunidades de origem.
Description
Keywords
migração , escola , crianças
item.page.scopussubject
Citation