Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18691
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Criação de um índice composto de sustentabilidade para as empresas brasileiras
Autor: Perera, Luiz Carlos Jacob
Resumo: O objetivo da pesquisa é desenvolver e aperfeiçoar indicadores sociais e ambientais que complementem as informações dos indicadores economicos das empresas listadas na BMFBovespa. Como objetivos específicos busca-se: i) desenvolver a fundamentação teórica para consolidar as variáveis que irão compor o índice social; ii) atualizar o banco de dados das variáveis ambientais que incluirá dados de 2007 a 2013 com cerca de 650 observações; iii) testar modelos alternativos de análise (vide item 1.3 Programas e modelos). A Metodologia está dividida em três etapas: 1) Inicialmente, será complementada a montagem do Banco de Dados com variáveis ambientais. Os dados ambientais serão coletados a partir da publicação Anuário de Gestão Ambiental, publicada em 2013, com periodicidade anual que apresenta dados ambientais em várias categorias de cerca de 800 (oitocentas) empresas sediadas no Brasil. 2) A segunda parte da metodologia pretende, com apoio do Referencial Teórico aplicado, vis a vis a análise dos bancos de dados disponíveis (Economatica, Bloomberg, BMFBovespa, Macrodados e mais os relatórios das empresas, como os Balanços Sociais) desenvolver um conjunto de variáveis sociais que permita a criação de um Indicador Social a ser usado no índice de Sustentabilidade Composto projetado. 3) Indicadores de sustentabilidade, também alinham-se ao princípio de avaliação empresarial no sentido de que, ao orientar suas atividades para a geração e consolidação de fluxos de caixa sustentáveis, a empresa aumenta o valor presente de seus fluxos futuros. Criado o índice Composto de Sustentabilidade verificar-se-á a sua aplicabilidade prática na valorização das empresas, testando-se a hipótese de que as empresas com índices de sustentabilidade com maior valor terão resultados mais consistentes. HA: Resultado = f (índice de Sustentabilidade)
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável;  sustentabilidade;  variáveis sociais;  variáveis ambientais;  variáveis financeiras;  indicadores de sustentabilidade
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: CCSA
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18691
Data de defesa: 16-Jul-2016
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4997_2014_0_12.pdf409.97 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.