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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing de emboscada: análise dessa prática e suas consequências
Autor: Tormin, Camila Avi
Resumo: A ocorrência de práticas desleais de publicidade, tal qual o marketing de emboscada, vem sendo cada vez mais frequente nos grandes eventos esportivos mundiais e se tornando uma das principais ameaças ao sucesso dos processos de patrocínio esportivo, que envolvem o direito de uso exclusivo das marcas e símbolos oficiais pelas entidades organizadoras e pelos patrocinadores oficiais do evento. A recente inclusão da previsão expressa do marketing de emboscada na legislação brasileira representa um avanço na proteção dos direitos de propriedade intelectual relacionada às competições, apesar de haver ainda uma insuficiência legislativa sobre o assunto, uma vez que essas leis não dispõem sobre a limitação desses mesmos direitos em face dos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. Em relação às ações de combate ao marketing de emboscada, analisa-se uma mudança de postura das entidades organizadoras e dos patrocinadores oficiais em promovê-las, de modo que os Jogos Olímpicos Rio 2016, prestes a se realizarem, serão uma oportunidade para avaliar a eficiência dessas medidas, bem como a eficácia das disposições normativas aplicáveis.
Palavras-chave: marketing de emboscada;  marca;  marcas e símbolos oficiais;  exclusividade;  patrocínio esportivo
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/17958
Data de defesa: 2016
Aparece nas coleções:Direito - TCC – FDIR Higienópolis

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