Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14612
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título:  preparação de blendas poliméricas de pvp/pval para formação de hidrogéis utilizáveis em sistemas de liberação controlada de drogas
Autor: Terence, Mauro Cesar
Resumo: O objetivo desde estudo é confeccionar uma blenda polimérica, de PVP e PVAL, para a formação de um hidrogel biocompatível que possa atuar como um sistema de liberação controlada de drogas. Este objetivo atende a necessidades práticas visando melhorar as condições da aplicação de medicamentos em doses controladas principalmente para medicamentos de alto custo e para pessoas que possuam impedimentos para deslocarem-se diariamente para hospitais, ou em crianças ou pessoas idosas com problemas de memória que podem esquecer os horários para ingestão da medicação. É importante ressaltar que este tipo aplicação de medicamento pode trazer tanto a diminuição de pessoas indo diariamente aos hospitais para a aplicação de medicamentos como também uma redução de custos para o hospital, o que é muito importante no caso do sistema único de saúde (SUS). Os polímeros escolhidos para a preparação da blenda são: o PVP e o PVAL porque já são utilizados como hidrogéis biocompatíveis (YOSHII, 1995; ROSIAK e OLEJNICZAK, 1993) e apresentam as características principais requeridas para a formação de um hidrogel, como a absorção de água, favorecida pela presença de nitrogênio, do PVP, e grupo hidroxil, do PVAL e a formação de ligações cruzadas. A escolha da blenda PVP/PVAL permitirá associar a flexibilidade do PVP com a resistência mecânica do PVAL, obtendo um hidrogel com melhores propriedades para aplicação em sistemas de liberação controlada de drogas, o hidrogel de PVAL já foi obtido em 2002 (TERENCE, 2002). Porém, pode ter as suas propriedades mecânicas melhoradas. Em nível acadêmico esta pesquisa permitirá a confecção de um material didático-prático envolvendo a formação de blendas, de sistemas de liberação controlada de drogas, bem como as suas preparações em nível laboratorial.
Palavras-chave: hidrogel;  blendas;  polímeros;  pvp/pval;  biomateriais
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Escola de Engenharia, Depto de Engenharia de Materiais
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14612
Data de defesa: 26-Abr-2010
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
961_2008_0.pdf702.56 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.