Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14594
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: O benchmark do mercado de renda fixa brasileiro: análise das propostas de substituição da taxa cdi a partir das experiências dos países da zona do euro
Autor: Silva, Ana Lucia Pinto Da
Resumo: O projeto tem como objetivo geral analisar a proposta de substituição da taxa CDI pela taxa Selic como benchmark para a precificação dos ativos de renda fixa no mercado brasileiro. Seus objetivos específicos são: (1) analisar a racionalidade que orienta a decisão de adotar a Selic como benchmark do mercado de renda fixa no Brasil, em substituição ao CDI. Trata-se de investigar o que se espera com essas mudanças e os problemas que deverão ser equacionados, dentro da visão das autoridades da Fazenda e do Banco Central. (2) apresentar argumentos teóricos sobre como essa mudança poderia equacionar problemas como a sempre alegada "anomalia" do mercado brasileiro, em que as curvas de DI futuro são referências1 para a precificação de títulos públicos, e não o contrário, como seria de se esperar. A discussão dessa peculiaridade do mercado brasileiro ganhou novo interesse diante dos comportamentos dos mercados no período de redução contínua da taxa Selic desde 2011. (3) por fim busca-se discutir como essa mudança contribuiria para a melhora da liquidez e o desenvolvimento do mercado de renda fixa como um todo, tanto em relação à adoção de um novo benchmark, quanto à ampliação do mercado de títulos.
Palavras-chave: benchmark;  taxa selic;  renda fixa
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Higenópolis, CCSA, NAEC
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14594
Data de defesa: 5-Mai-2016
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4993_2014_0_1.pdf899.4 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.