Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14593
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: O desenvolvimento da arquitetura moderna no brasil: a contribuição do engenheiro roberto rossi zuccolo para a formação dos alunos da faculdade de arquitetura mackenzie e sua atuação profissional
Autor: Mendes, Marcel
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de estudar o Engenheiro Roberto R. Zuccolo em sua atividade docente e sua contribuição direta ou indireta na produção arquitetônica de ex-alunos da Faculdade de Arquitetura Mackenzie, no período de 1948 a 1967, com apresentação de alguns exemplos.Importante ressaltar que Zuccolo é parte de um campo de produção de conhecimentos teóricos e práticos, que caracteriza a emergência e consolidação da Arquitetura Moderna no país. Mais que enfatizar o sujeito histórico, busca-se reconhecer este campo, que é formado da teoria e do cálculo estrutural que se materializam em exemplos de projetos e obras de arquitetura. Partiu-se do pressuposto de não enfatizar uma relação linear e direta de colaboração específica ou de consultorias profissionais entre Zuccolo e seus alunos e ex-alunos. O ponto de partida é a constatação de que estas práticas foram aplicadas indiretamente na produção da Arquitetura Moderna e esta cadeia de relações gerou uma tessitura que perpassava o cenário arquitetônico e concretizou o ideário Moderno.
Palavras-chave: arquitetura moderna;  roberto rossi zuccolo;  produção dos egressos arquitetura mackenzie
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14593
Data de defesa: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4989_2014_0_1.pdf6.46 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.