Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14585
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Laboratório de inovações pedagógicas da universidade presbiteriana mackenzie - espaço de criação, brincadeira, formação e pesquisa.
Autor: Bueno, Marcelo Martins
Resumo: Propôs-se como objetivos do Laboratório de Inovações Pedagógicas: 1.1 QUANTO AO ENSINO - investir na renovação e/ou criação e a ressignificação de ferramentas pedagógicas, desde as tradicionais àquelas com tecnologias computacionais, constituindo-se num espaço coletivo e colaborativo em diálogo com a comunidade. - vivenciar, em seus diferentes espaços, novas metodologias que enfatizem a aprendizagem ligada ao lúdico, expressão e produção artística, especialmente as artes visuais, com o olhar na ampliação da inclusão escolar, e um olhar mais atento à infância voltado ao estudo e compreensão da cultura lúdica, fundamentais para a melhoria da qualidade da prática pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. - oferecer aos futuros educadores oportunidades de explorar, sentir, experimentar e principalmente a possibilidade de criação disciplinar e interdisciplinar. - ampliar a participação no aprimoramento da formação pessoal e profissional dos discentes. 1.2 QUANTO À FORMAÇÃO DOS FORMADORES - favorecer o aprimoramento profissional dos próprios educadores envolvidos nas propostas laboratoriais, possibilitando a revisão de suas práticas docentes por meio do diálogo e discussões advindas desse processo. - criar novas experiências metodológicas e materiais pedagógicos. 1.3 QUANTO À PESQUISA - acolher pesquisadores e interessados na investigação da temática de inovações pedagógicas (estudantes e professores). - disponibilizar acervo bibliográfico que propicie o estudo, reflexão e pesquisa sobre produção pedagógica em diferentes áreas do conhecimento e do ensino, em uma perspectiva disciplinar e interdisciplinar. - propiciar e estimular a elaboração de projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica (PIBIC). 1.4 QUANTO À EXTENSÃO - constituir-se-á ainda em espaço de prestação de serviços à comunidade, por meio de formação continuada de professores e demais educadores. - implantar e disponibilizar uma brinquedoteca e ateliê de artes, configurando esses espaços como de ensino, pesquisa, além da extensão, como abaixo especificados. - oferecer cursos de extensão e formação continuada.
Palavras-chave: laboratório;  brinquedoteca;  formação de professor;  inovação;  criação
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14585
Data de defesa: 12-Abr-2016
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4661_2014_0_1.pdf540.68 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.