Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14572
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Design de interação: pesquisa e desenvolvimento de soluções interativas que contemplem os paradigmas da filosofia externalista (enação e corporificação).
Autor: Pacheco, Beatriz De Almeida
Resumo: Seus objetivos gerais foram desenvolver material teórico, objetos de aprendizagem, aplicativos (educacionais e para dispositivos móveis) e um protótipo de dispositivo digital que contemple o paradigma de interação que abarque conceitos da filosofia externalista de Francisco Varela (enação e corporificação). Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: - Verificar as heurísticas externalistas de desenvolvimento e avaliação de interfaces e dispositivos. - Analisar, sob a ótica da filosofia externalista, a dinâmica de funcionamento e os paradigmas de interação de dispositivos digitais. - Pesquisar, em uma amostra de usuários brasileiros, como eles se relacionam com tais dispositivos e os processos cognitivos envolvidos antes, durante e depois do ato interativo. - Despertar o interesse de pesquisadores em design de interação em atualizar-se sobre os novos movimentos operados pelas ciências cognitivas por meio das abordagens enativas e da corporificação.
Palavras-chave: comunicação;  corporificação;  enação;  experiência;  interação;  dispositivos digitais
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Faculdade de Computação e Informática
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14572
Data de defesa: 6-Mai-2015
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3961_2013_0_1.pdf1.78 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.