Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14565
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Projetos urbanos na américa latina: critérios qualitativos e indicadores. os casos de recife, rio de janeiro, santiago do chile e calama.
Autor: Abascal, Eunice Helena S
Resumo: O presente relatório de pesquisa versou sobre a conceituação de Projeto Urbano (de aqui por diante denominado PU), e a investigação de critérios qualitativos, por meio dos quais essa prática urbanística possa ser caracterizada, diferenciando-se de outras modalidades de intervenção urbana. O objetivo geral foi definir critérios para definição e análise de PUs, a partir de um método rigoroso, a fim de elaborar categorias e indicadores para a abordagem consistente, e identificar parâmetros gerais e não apenas particularidades locais ou regionais. Desejou-se verificar o quão projetos urbanos concebidos e desenvolvidos em diferentes etapas de implementação agregam ou não tais critérios, quais deles comparecem e quais não se verificam em casos empíricos, investigando as causas e processos para a apropriação (ou não) dessas características. A proposta de um quadro conceitual e de categorias e indicadores qualitativos se fundamentou nas seguintes etapas: organização de um quadro conceitual de categorias definidoras de Projeto Urbano, a partir de seleção de fontes secundárias relativas à matéria acadêmico-científica em questão (recorte de 2000 a 2014), selecionando um universo inicial de autores e bibliografias que abordam o tema, como um input inicial a ser complementado em futuras pesquisas. Como segunda etapa: organização de um quadro de variáveis (categorias) qualitativas, a partir do estudo conceitual realizado, e terceira etapa, aplicação dos resultados como guia de análise dos casos empíricos selecionados, a saber, Porto Maravilha Rio de Janeiro e Bairro universitário de Santiago. Calama e recife serão objeto de trabalho na fase seguinte da pesquisa, a ser desenvolvida em 2015, já com recursos dotados pelo Fundo Mackpesquisa. Foram estudados: no Brasil, o Projeto urbano Porto Maravilha (Rio de Janeiro). No Chile, o Bairro Universitário de Santiago - BUS (Santiago do Chile). A pesquisa é respaldada na experiência de pesquisas comparativas realizadas anteriormente, em que se constatou que a descrição das práticas de intervenção urbanísticas, identificadas como PUs não permite por si só obter elementos para comparar casos, ou mesmo qualificá-los como esse tipo de projetos. A questão do que define um PU e de como analisá-lo, e se as práticas estudadas exemplificam esse tipo de projetos e de como se adequam à matriz conceitual organizada, é um problema de pesquisa de interesse, requerendo instrumentos para enfrentá-lo.
Palavras-chave: projetos urbanos;  critérios;  indicadores qualitativos;  américa latina
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14565
Data de defesa: 8-Mai-2015
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3401_2013_0_11.pdf3.72 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.