Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14536
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Das políticas ambientais e urbanas às intervenções: conflitos, desafios e possibilidades para áreas protegidas no meio urbano.
Autor: Alvim, Angelica A Tanus Benatti
Resumo: Em caráter amplo, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir as possibilidades, os limites e os desafios da integração das políticas ambientais às políticas urbanas no Brasil, associadas às possibilidades de intervenções em áreas protegidas. Os objetivos Específicos são: - Verificar em que medida os instrumentos ambientais, particularmente as legislações específicas elaboradas para as sub-bacias do Guarapiranga (2006) e da Billings (2009) articulam-se às políticas urbanas do conjunto de seus municípios, com destaque para os Planos Diretores vigentes. - Verificar se os instrumentos urbanísticos, particularmente os planos diretores introduzem uma forma de ocupação do solo que considere a realidade urbana e habitacional e que contemplem modelos de ocupação menos impactantes ao meio ambiente. - Verificar se são previstas parcerias entre os municípios e organismos locais na resolução de conflitos urbanos e ambientais comuns à escala da bacia e da sub-bacia e na elaboração de projetos de ação em áreas degradadas. - Identificar e analisar casos que ilustrem possibilidades de intervenções locais, à luz desse processo, que possam contribuir efetivamente para a recuperação das áreas de proteção dos mananciais, considerando as preexistências urbanas, ou seja, as especificidades locais, as características dos habitantes e suas dinâmicas socioeconômicas e, ao mesmo tempo, os princípios das novas legislações ambientais.
Palavras-chave: política urbana;  política ambiental;  área de proteção dos mananciais;  região metropolitana de são paulo;  assentamentos precários;  projetos urbanos
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: FAU - PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14536
Data de defesa: 1-Abr-2014
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2478_2011_0_2.pdf5.85 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.