Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14525
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Avaliação urbanística e arquitetônica da produção habitacional social no bojo do programa minha casa minha vida: uma análise comparativa a partir de estudos de casos na região metropolitana se são paulo.
Autor: Antonucci, Denise
Resumo: Principais objetivos A presente pesquisa visa analisar comparativamente alguns projetos habitacionais produzidos no âmbito do MCMV, a partir de parâmetros projetuais de qualidade para projetos habitacionais (nas suas dimensões arquitetônica e urbana). Por questões metodológicas, pretende-se recortar o campo de pesquisa a projetos na Região Metropolitana de São Paulo. Os projetos escolhidos devem compreender a produção para as duas faixas de renda baixa (0 a 3 SM e 3 a 6 SM), e se possível oriunda de empreendimentos tanto privados quanto públicos. Do ponto de vista urbanístico, trata-se de elencar e verificar o atendimento dos aspectos a serem seguidos para uma boa qualidade urbana dos projetos, detalhando-os e demonstrando-os através de exemplos: boa inserção na cidade, acesso ao transporte público, existência de comércio, de equipamentos de educação e saúde, áreas e equipamentos de lazer, qualidade urbanística das quadras, etc. A questão fundiária deve ser discutida aqui, já que o acesso à terra urbanizada é uma condição de fundo para a inadequação dos locais de implementação dos novos bairros habitacionais. Do ponto de vista arquitetônico, trata-se de verificar a qualidade projetual e de execução, quanto a aspectos como: materiais utilizados, industrialização da construção, parâmetros técnicos (áreas mínimas, desempenho termo - acústico, custos dos materiais, qualidade das soluções projetuais). Objetivo geral: Entender o perfil e a qualidade da produção atual do programa MCMV, comparando os resultados dentre as diferentes categorias de financiamento e de produção. Objetivos específicos: Considerando-se o recorte temporal e espacial anteriormente delimitado propõem-se como objetivos específicos: Descrever o interesse e realizações do setor imobiliário na provisão de habitações de interesse social empreendimentos já implantados e ou em implantação analisando os valores imobiliários, características arquitetônicas dos projetos e concepção de implantação urbanística; Á partir da constatação de empreendimentos recentes, desenvolver neste estudo mais detalhado, destacando-se os seguintes aspectos: Características das incorporações imobiliárias e construtoras envolvidas; Formas de financiamento e valores dos imóveis; Faixa de renda e características sociais (e familiares) da população atendida; Tipologia dos projetos arquitetônicos, destacando áreas de lazer, o projeto da unidade habitacional, tipologia do edifício e análise morfológica; Levantamento da origem dos moradores e suas avaliações subjetivas sobre o bairro e o conjunto, especificando usos dos espaços internos e relações cotidianas de trabalho, lazer, comércio e serviços disponíveis no entorno.
Palavras-chave: habitação social;  programa minha casa minha vida;  financiamento habitacional
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: FAU - Grupo de pesquisa Projeto, produção e gestão da Habitação Social no Brasil
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14525
Data de defesa: 29-Mai-2012
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2422_2010_0_14.pdf667.04 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.