Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14516
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Cultura escolar e produção de materiais didáticos
Autor: Masculo, Jose Cassio
Resumo: A Universidade se constituiu como uma instituição que tem por atribuição desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, visando a produção e difusão de conhecimentos que atendam às demandas de uma dada sociedade num determinado momento histórico. No campo da educação, para atender essa atribuição, buscam-se ações de parceria entre a Universidade e as instituições de educação básica. Tais ações constam no projeto institucional das Universidades e são desenvolvidas por meio de variados projetos de pesquisa e extensão, geralmente articulados às ações de ensino formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Por sua vez, percebe-se nessas pesquisas uma tradição em formular e desenvolver projetos da Universidade PARA ou SOBRE a escola pública de educação básica. Ao elaborar e propor o projeto de pesquisa Cultura escolar e produção de materiais didáticos, desenvolvido no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, partimos do pressuposto que as ações a serem desenvolvidas deveriam ser realizadas COM todos os envolvidos: professores universitários (proponentes do projeto de pesquisa) graduandos dos cursos de licenciatura e professores das escolas públicas de educação básica, diferentemente do que tem se tornado o padrão (agir PARA ou SOBRE). - Pesquisar a realidade e o cotidiano escolar de estabelecimentos de ensino que venham aderir ao projeto; - Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e analisar como elas se relacionam com a formação acadêmica dos docentes e com o cotidiano escolar; - Observar e analisar situações de planejamento e avaliação escolar; - Analisar e classificar materiais didáticos adequados à realidade escolar observada na pesquisa; - Produzir materiais didáticos que atendam às demandas das escolas participantes da pesquisa; - Contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica com a criação de um fórum permanente de troca de experiências entre professores e alunos da graduação; - Criação de um laboratório de produção de materiais didáticos envolvendo professores universitários, professores da educação básica e alunos da graduação Para atender aos objetivos recorreremos a discussões teóricas sobre cultura escolar, tendo como referenciais teóricos Faria Filho (2002), Julia (2001) e Vidal (2005), entre outros, buscando compreender a escola como uma organização complexa, produto e produtora de uma cultura específica, construída cotidianamente na relação entre os sujeitos envolvidos.
Palavras-chave: cultura escolar;  materiais didáticos;  formação continuada de professores
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Centro de Ciências e Humanidades
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14516
Data de defesa: 27-Fev-2012
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2403_2010_0_1.pdf2.24 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.