Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14511
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: A contribuição do uso de jogos para o ensino de conceitos econômicos no ensino médio
Autor: Muramatsu, Roberta
Resumo: Objetivo geral: Avaliar comparativamente a compreensão de conceitos econômicos entre estudantes do ensino médio submetidos a experimentos que utilizam jogos, como forma de transmissão de noções de economia e alunos que aprendem por meio de aula expositiva, utilizados como controle. Entre os conceitos econômicos que serão avaliados por meio da abordagem experimental estão: formação de preços (que será objeto do jogo Coordenação e Equilíbrio de Mercado ), a influência dos incentivos econômicos na escolha eleitoral (que será objeto do jogo Enigmas da Escolha pública ) e inflação (que será objeto do jogo A Relação entre Moeda e Preços ). Objetivos Específicos: (1) Revisão da literatura sobre Economia Experimental, que permitirá a apropriação de um marco teórico adequado para o desenvolvimento dos experimentos propostos, bem como o contato com os avanços empíricos mais recentes sobre o tema; (2) Depuração dos procedimentos metodológicos à luz da revisão da literatura efetuada, com vistas à adequação dos jogos sugeridos pela bibliografia de Economia Experimental às características dos participantes do experimento e ao objetivo central do presente projeto; (3) Estabelecer contatos com as escolas de ensino médio selecionadas aleatoriamente em São Paulo, utilizando o apoio dos alunos que colaborarão com a pesquisa, para apresentar o projeto e agendar as visitas relativas aos experimentos; (4) Realização de visitas para aplicação dos três experimentos selecionados, e (5) Análise exploratória, tratamento estatístico e discussão dos resultados obtidos.
Palavras-chave: economia experimental;  ensino;  jogos;  conceitos econômicos;  economia comportamental;  metodologia
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida (NPQV) - CCSA - Mackenzie
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14511
Data de defesa: 16-Out-2012
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2394_2010_0_11.pdf3.99 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.