Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14507
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Determinação dos principais micronutriente (metais e não metais) presentes no solo e espécie vegetal (baccharis regnelli) da região de campos do jordão.
Autor: Rossi, Maura Vincenza
Resumo: Diversos fatores são essenciais para assegurar uma produção eficiente de metabólicos secundários em plantas, de forma que espécies bioativas benéficas estejam presentes e que não haja espécies que venham a prejudicar a saúde humana. Solos férteis devem suprir as plantas com todos os elementos essenciais como ferro, manganês, zinco, boro, fósforo e cobre entre outros. A deficiência de uns e/ou excesso de outros pode afetar a produtividade e a qualidade/quantidade dos compostos orgânicos extraídos das plantas. Desta forma, o objetivo do presente foi determinar as concentrações dos metais e não metais no solo e na espécie vegetal Baccharis regnelli da região de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo. Os resultados permitiram obter a razão entre as concentrações de cada espécie presentes no solo e na planta. A extração dos compostos orgânicos desta planta (Baccharis regnelli) foi realizada com a ajuda do grupo de pesquisa do Centro de Ciências e Humanidades, especialista em produtos naturais. A comparação entre os resultados quantitativos dos extratos brutos e a concentração de micronutrientes (solo e planta) pode ser feita com relação à pelo menos o ano inteiro de 2010 (coletas de abril a dezembro) e parte de 2011 (fevereiro a junho). Este último com poucos dados experimentais significativos mas que abriram novas perspectivas de trabalhos futuros. Estudar, por exemplo, a interação entre o manganês com metabólitos fenólicos encontrados em várias espécies vegetais, evidenciando o fato de o manganês ser cofator de enzimas relacionadas com a rota metabólica do ácido chiquímico. Desta forma, a elaboração e desenvolvimento desse projeto contribuiram em obter a relação entre as concentrações de metais e presentes no solo e na espécie vegetal (Baccharis regnelli) provenientes de uma região pouco estudada da Mata Atlântica e onde não existem relatos descritos em literatura. Esses resultados podem servir de embasamento para futuros estudos de fitoremediação e, ainda, informações importantes para estudos na área de fitoquímica. Assim, o desenvolvimento do presente projeto é de extrema valia para novas aplicações dos recursos vegetais presentes na região selecionada para estudo, um hotspot devido a sua expressiva diversidade vegetal e necessidade de conservação e/ou uso sustentável. Os resultados provenientes da realização desse projeto de pesquisa serão submetidos à apresentação em congressos especializados.
Palavras-chave: micro e macronutrientes;  baccharis regnelli;  análise de solo e planta
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: Centro de Ciências e Humanidades
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14507
Data de defesa: 27-Fev-2012
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2385_2010_0_3.pdf5.46 MBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.