Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14479
Tipo do documento: Projeto de Pesquisa
Título: Promack internacional ii itália, portugal, brasil: uma história de imigrantes submetidos à repressão (italianos e portugueses).
Autor: Hecker, Frederico Alexandre M
Resumo: O Projeto propôs-se a atingir objetivos acadêmico-institucionais e objetivos propriamente no nível da produção do conhecimento. Os primeiros relacionavam-se a formação de um Banco de Dados para em longo prazo colocá-lo à disposição do público consulente, e para apoiar pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação na Universidade Mackenzie (História, Artes, Sociologia, Ciência Política, Direito, Jornalismo, etc.). Também buscava integrar o Centro de Comunicação e Letras com outras unidades universitárias e centros de pesquisa internacionais, a fim de construir uma sólida relação de pesquisa sobre a temática da imigração. Como objetivos propriamente no nível da produção do conhecimento, o Projeto se propunha a: dar continuidade à pesquisa iniciada pelo PROMACK I, promovendo a alimentação de um Banco de Dados (fontes escritas, iconográficas e orais) referente aos documentos relativos a italianos e portugueses acumulados pela Polícia Política paulista DEOPS ao longo de seus quase 60 anos de atividade; estabelecer uma rede internacional de informações entre centros de pesquisa que permita rastrear a vida política de alguns dos imigrantes prontuariados. Para tanto estava prevista a realização de pesquisas diretamente em centros documentais estrangeiros (prontuários organizados pelas polícias políticas portuguesas, PVDE/PIDE, e italianas, PUBBLICA SICUREZZA; analisar aspectos relevantes da história da imigração, relacionados às informações colhidas na pesquisa; apresentar resultados da pesquisa: desenvolver um conjunto de atividades acadêmicas (seminário, publicação de um livro, de artigos em periódicos da área, colóquios com pesquisadores internacionais etc.), entre elas elaborar um LIVRO por meio do qual seja apresentada uma análise histórica do conjunto destas populações e suas relações com a vida nacional brasileira no período.
Palavras-chave: imigração;  história do brasil;  história das comunicações;  jornalismo e sociedade
Instituição: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Departamento: CCL Centro de Comunicação e Letras
URI: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14479
Data de defesa: 28-Jun-2011
Aparece nas coleções:Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2101_2009_0_19.pdf583.43 kBUnknownBaixar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.