O centro histórico de são paulo: documentação e estudos de reabilitação 3ª etapa
Arquivos
Tipo
Projeto de Pesquisa
Data de publicação
2011-05-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carrilho, Marcos Jose
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Esta etapa do trabalho de pesquisa dá sequência ao projeto de mesmo título realizado pelo grupo de pesquisa A construção da cidade: arquitetura, documentação e crítica , desde o ano de 2002, junto à graduação da FAU-UPM, e com apoio do Mackpesquisa nos anos de 2006 e 2007. Nas etapas preliminares da pesquisa, o projeto se concentrou em atividades de levantamento de dados no Arquivo Municipal Washington Luis e na Divisão do Arquivo Municipal de Processos DAMP da Prefeitura Municipal de São Paulo . A partir da pesquisa arquivística, foram desenvolvidos alguns artigos críticos de reflexão sobre o Centro Histórico de São Paulo, seus logradouros e edificações, apresentados em eventos acadêmicos e publicados nos respectivos anais. Paralelamente, foi desenvolvida uma Cronologia Histórica referente ao desenvolvimento e transformação do Centro Histórico de São Paulo entre os anos 1554-1954, revisão bibliográfica cujo objetivo era situar e contextualizar a pesquisa arquivística.
Também foi criado o Banco de Dados do Centro Histórico de São Paulo, concebido para receber e organizar, por endereço das edificações e logradouros, as informações obtidas no levantamento de fontes documentais dos arquivos municipais, informações de campo e informações bibliográficas, possibilitando análises e estudos comparativos. A quantidade de bens objeto da pesquisa e o propósito do projeto de pesquisa de não se limitar à análise qualitativa, nos levou a buscar um sistema capaz de facilitar a organização dos dados e torná-los acessíveis à consulta.
Na etapa atual as atividades de pesquisa arquivística tiveram continuidade, desta feita direcionadas a dois outros logradouros - a Praça Antonio Prado, antigo Largo do Rosário e o trecho da Avenida São João em continuidade ao citado largo até alcançar a Avenda Ipiranga. As pesquisas foram realizadas no Arquivo Histórico Washington Luiz, a partir do fundo denominado Obras Particulares , correspondentes aos processos de aprovação de obras e reformas que compreende o período de 1896 a 1922. Para complementar as informações de arquivo, foram realizadas visitas de campo direcionadas às principais edificações objeto das pesquisas em arquivo, tendo sido produzidos documentos fotográficos e relatórios textuais, diagnóstico detalhado do atual estado das edificações e logradouros.
Simultaneamente, o levantamento de dados cronológicos prosseguiu desdobrando-se nas referências específicas por edificações. As pesquisas não se limitaram às fontes primárias, tendo sido compilados dados em periódicos especializados e outras fontes bibliográficas; iniciamos o trabalho com uma nova fonte de informações analisando a coleção completa da Revista de Engenharia do Mackenzie, no que concerne a artigos relativos à área em estudo. O resultado do conjunto dessas ações de pesquisa alimentou e enriqueceu o Banco de Dados do Centro Histórico de São Paulo. A elaboração do sistema de banco de dados foi integralmente desenvolvida e, após sucessivos ajustes e aperfeiçoamentos, foi feita a inserção dos dados obtidos. Na etapa final da transferência de informações verificou-se que a memória disponível no banco havia sido esgotada. Esta limitação, que não pode ser superada de imediato devido a necessidade de ampliação de sua capacidade, não impediu que fosse reunido um conjunto expressivo de informações resultantes desta etapa da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
são paulo , centro histórico , requalificação urbana , patrimônio histórico , história da arquitetura , reabilitação e reutilização de edifícios