Correlações entre avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica e testes computadorizados de atenção para rastreamaneto de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes.
Arquivos
Tipo
Projeto de Pesquisa
Data de publicação
2011-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo geral deste trabalho foi estabelecer correlações entre avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica para rastreamento de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes e verificar a eficácia de testes computadorizados de atenção (espacial e temporal) no processo de avaliação destas crianças.
Objetivos específicos
1. Efetuar uma avaliação clínica-neurológica, neuropsicológica e comportamental de crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade.
2. Desenvolver e aplicar testes computacionais que permitam efetuar uma avaliação da atenção (nos seus aspectos temporais e espaciais) por meio de testes computadorizados.
3. Comparar indicadores clínico-neurológicos, neuropsicológicos e comportamentais de desatenção e hiperatividade entre crianças e adolescentes com e sem diagnóstico TDAH.
4. Identificar as contribuições específicas e conjuntas dos indicadores clínicos, neuropsicológicos e comportamentais para a caracterização do TDAH entre crianças e adolescentes.
Descrição
Palavras-chave
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade , avaliação neuropsicológica , avaliação comportamental , avaliação clínica-neurológica , testes computadorizados de atenção , tdah